O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM FOI APROVADO NA CÂMARA.  E AGORA?

Anjos de branco, heróis sem capa, NÃO! A Enfermagem é uma profissão baseada na ciência, que tem suas ações de cuidado pautadas por um rigor científico, que produz conhecimento científico para atuar desde a prevenção de agravos a saúde até a reabilitação das pessoas. Diante disso, é necessário compreender a Enfermagem para além de um pensamento pejorativo, de coadjuvante do/no serviço médico e entender que é muito mais do que a profissão do amor. A Enfermagem precisa e merece ter o devido reconhecimento social-econômico, necessita de condições dignas de trabalho e, dentre outros aspectos, precisa de valorização salarial, que é fundamental na vida de quem CUIDA de VIDAS.

Os enfermeiros exercem a profissão do cuidado, da ciência do cuidar, que tem funções imprescindíveis nas organizações de saúde que transitam na assistência direta aos pacientes, no gerenciamento do cuidado, no gerenciamento dos processos. São líderes de equipes, trabalham as relações humanas o tempo inteiro, são processos vivos na defesa da vida.

No ano de 2020, a Enfermagem obteve reconhecimento social do trabalho durante a pandemia, momento que assolou o mundo. Esses profissionais agiram incansavelmente. Por estarem na linha de frente, tiveram o maior número de óbitos para COVID-19 e, hoje, atuam na vacinação de todas as pessoas.

O mês de maio é simbólico, pois, no dia 12, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem e, este ano, após grande mobilização da categoria, no dia 04 de maio, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Piso Nacional da Enfermagem por 449 votos a 12, remuneração que ainda está longe do ideal, mas que traz esperança para a maior força de trabalho da saúde do Brasil. Estes profissionais, na maioria das vezes, atuam em dupla ou tripla jornada com o objetivo de condições econômicas mais dignas para a família.

Agora, faz-se necessário encontrar mecanismos e meios de melhorar o financiamento do SUS e, consequentemente, gerar menor impacto econômico nas instituições de saúde para pagar o piso proposto. O piso é um avanço na questão de valorização econômica para categoria, mas é necessário novamente uma mobilização da categoria e apoio da sociedade, que aplaudiu a Enfermagem durante a pandemia. A profissão espera que o Presidente da República sancione o PL2564. Apoie esta causa, você também!

Me. Paulo Mix

Coordenador e Professor do Curso de Enfermagem

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA