O Estudante da Era Digital

 

A medida que as tecnologias evoluem e ocorrem mudanças na forma de comunicação e interação entre as pessoas, também ocorrem mudanças na forma com que as novas gerações aprendem e, consequentemente, como os professores trabalham com esses alunos que cresceram com a tecnologia ao seu lado.

Os educadores precisam adaptar suas práticas de ensino em uma sociedade em que lidar com o conhecimento é uma questão de negociação e criatividade. Há necessidade de perceber que aprender é uma atividade para a vida toda. A educação tradicional tinha a aprendizagem relacionada ao conteúdo disciplinar. Porém, hoje, percebe-se constante mudança dentro de um domínio específico, em que o sujeito busca a sua construção a partir de conhecimentos significativos.

Essa nova geração de estudantes entra em conflito com a escola tradicional que busca transferir conhecimento de forma similar há 100 anos. A escola precisa, em primeiro lugar, reconhecer as habilidades e estratégias que o estudante digital desenvolveu e buscar respostas para as necessidades desses novos alunos.

A sociedade atual está em constante mutação e evolução. Logo, é necessário formar cidadãos capazes de lidar com problemas complexos e encontrar soluções inesperadas. Da mesma forma, aquisição de conteúdo deixou de ser a meta principal da educação, que passa a dar mais ênfase ao que é significativo e relevante. O principal objetivo do ambiente escolar é o de facilitar a aprendizagem para alunos que vivem e trabalham em organizações de intenso fluxo de conhecimento e precisam se adaptar com condições e situações em constante mudança.

As instituições de ensino devem estimular uma mudança no ambiente escolar, em que o aluno esteja no centro da aprendizagem, fazendo com que estes assumam maiores responsabilidades, estimulando-os para que progridam constantemente e sejam responsáveis por suas decisões.

 

Denise Felber Chaves

Coordenadora do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA.