LETRAMENTOS TECNOLÓGICOS: PRÁTICAS CRIATIVAS E INOVADORAS NA EDUCAÇÃO.

Os letramentos tecnológicos referem-se às práticas criativas e inovadoras que utilizam tecnologias da informação e da comunicação (TIC) como forma de promover o aprendizado e a compreensão de conteúdo. Estes letramentos são importantes na educação, uma vez que o mundo atual é, cada vez mais, digital e as TIC fazem parte de quase todas as áreas de atividade.

Uma das principais vantagens dos letramentos tecnológicos é a possibilidade de promover a aprendizagem ativa e participativa. Através da utilização de tecnologias como blogs, wikis, redes sociais e outras, é possível criar ambientes de aprendizagens mais dinâmicos e interativos, o que pode levar a um maior engajamento e motivação dos estudantes.

Outra vantagem dos letramentos tecnológicos é a possibilidade de acesso a uma infinidade de recursos e informações. As TIC permitem o acesso à grande quantidade de informações e recursos que podem ser utilizados para o aprendizado, o que pode ampliar significativamente as possibilidades de aprendizado.

Além disso, os letramentos tecnológicos podem ser utilizados para promover a colaboração e o trabalho em equipe. A partir de ferramentas como videoconferências, fóruns on-line e outras, é possível promover a colaboração entre os estudantes e o trabalho em equipe, o que pode desenvolver habilidades sociais e de trabalho coletivo que são realmente importantes para o mundo atual.

Em síntese, os letramentos tecnológicos são práticas criativas e inovadoras que utilizam as TIC como forma de promover o aprendizado e a compreensão de conteúdos. Estes letramentos podem trazer inúmeras vantagens, mas é importante levar em consideração as suas limitações e garantir que sejam utilizados de forma equilibrada e responsável.


Dr. Nedisson Luis Gessi

Me. Denise Felber Chaves

Coordenadores da Incubadora Acadêmica de Tecnologia e Inovação/IATI

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA