DE VOLTA ÀS ORIGENS

No dia 21 de abril, foi comemorado mais um aniversário da FEMA. São 73 anos de história dedicada a educação. Por meio da ideia e determinação do seu fundador, Prof. Fioravante Pedrazani, milhares de pessoas puderam usufruir desta organização para buscar conhecimento em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-Graduação Latu Sensu.

Não só o desenvolvimento da região Noroeste do Rio Grande do Sul foi impactado pela atuação dos egressos da FEMA, mas também vários outros pontos do Brasil e do mundo. Nos encontros de egressos que por vezes ocorrem ou por meio das redes sociais, pode-se ter uma ideia da geolocalização das pessoas formadas ou que em algum momento da vida tenham estudado na FEMA.

Talvez o Prof. Pedrazani não imaginasse que sua criação pudesse ser responsável pela socialização do conhecimento em tamanha dimensão. Quando se comemora o aniversário de uma organização como esta, é importante voltar às origens para perceber o quão grande é a responsabilidade dos atuais dirigentes e funcionários.

Nem de longe as dificuldades atuais podem ser comparadas as da época em que a FEMA foi criada. Hoje, com ampla estrutura própria e um corpo de funcionários altamente qualificado, a ideia de avançar para novas formas de educar, considerando a realidade, deve ser a única opção a ser considerada por qualquer um de seus membros.

É necessário avançar continuamente na educação local. A sociedade tem demandado que esse avanço seja cada vez mais acelerado. Apesar da velocidade demandada pela sociedade, é possível avançar de forma segura. Diferentemente da realidade em 1949, hoje, com modernas ferramentas gerenciais à disposição, a complexidade gerencial pode ser minimizada desde que seja usada de forma profissional.

Atualmente, é imprescindível considerar os detalhes e a personalização. Dificilmente será possível formar turmas baseadas em conteúdo na mesma escala e contingentes vividos no passado. O desafio da atualidade é desenvolver competências e habilidades e conteúdos personalizados que se modificam rapidamente.

As organizações se modernizam constantemente. Como instituição de ensino, cabe a todos os públicos que compõem a FEMA a responsabilidade de continuar aprendendo e buscar sempre a máxima profissionalização em todos os setores. Somente, dessa forma, a criação do Prof. Pedrazani poderá tornar-se ainda mais importante na vida das pessoas.

Adm. Antonio Roberto Lausmann Ternes

Diretor Geral das Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA