PAUSA PARA O CAFÉ: A ORIGEM DA REPÚBLICA NO BRASIL

Recebi o desafio de escrever uma breve opinião sobre a complexa origem da República no Brasil. Um texto para ser lido na pausa para um café. Neste viés, primeiro quero esclarecer ao leitor que o transcurso histórico da República teve início "oficialmente" em 15 de novembro de 1889 e se estende até os nossos dias. Porém, como foi dito antes, pretendo apresentar uma síntese sobre a "origem" da República, portanto, considerando os primeiros anos deste fenômeno histórico-político. Também vale dizer, que a historiografia (a narrativa histórica) sobre o tema é vasta e produzida desde o século XIX, carrega distintos pontos de observações e pode ser classificada como tradicional (descritiva e oficial) ou revisionista (crítica).
Destarte, é importante observar que a República no Brasil nasceu do rompimento do escravismo, sobretudo, após 1888. Isto, pelo fato da Monarquia não indenizar os senhores de escravos após a abolição, fator que enfraqueceu o projeto de terceiro reinado que colocaria no trono a Princesa Isabel e, por tabela, o seu marido francês Conde d'Eu, comandante em chefe das tropas brasileiras em operação na República do Paraguai entre 1869 e 1870. Com o fim da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), D. Pedro II enalteceu o genro, em nome de um projeto "liberal" para a política imperial. Claro, dentro das características e possibilidades da realeza na época, o século XIX.
Contudo, o projeto não vingou, pois os próprios oficiais do exército imperial derrubaram a Monarquia e proclamaram a República. Dentre as causas do acontecimento é importante destacar três: o descontentamento das oligarquias antes escravistas e, então, defensoras da descentralização do poder político; a ascensão dos militares; e a institucionalização do Positivismo vinculado ao projeto republicano. Assim, o período que se estendeu de 15 de novembro de 1889 até a Revolução de 1930 que entronou Getúlio Vargas no poder, foi denominado como "a Primeira República". Desse modo, a Primeira República assentou o alicerce, a origem da República no Brasil. Dividida em duas fases: a República da Espada (1889-1894) e a República Oligárquica (1894-1930).
A primeira fase foi marcada pela influência do Positivismo, doutrina criada pelo francês Auguste Comte e que adornou a ideologia daqueles que conduziram o governo do país naquele momento. Pode-se dizer que o lema máximo era "ordem e progresso" e os primeiros chefes de Estado foram os marechais (antes monarquistas) Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Por esse motivo, o período leva o nome "República da Espada", porquanto, os presidentes foram militares. A segunda fase teve, no governo, presidentes civis e uma alternância de lideranças que representavam as oligarquias cafeeiras de São Paulo e os fazendeiros de Minas Gerais. Esta política também ficou conhecida como "política do café com leite". Ademais, a proclamação da República no Brasil não teve mínima participação popular, como, por exemplo, na França (1789) ou no vizinho Paraguai (1814). Contudo, certamente, o período marcou o início da trajetória republicana e a elaboração de um novo "imaginário" para a nação brasileira. Para os interessados por assuntos históricos sugiro a obra "A formação das Almas: o imaginário da República no Brasil" do historiador José Murilo de Carvalho (editora Companhia das Letras). Seguramente um livro fundamental para uma análise mais demorada e profunda sobre o período. Boa leitura!

Dr. Jeremyas Machado Silva
Historiador e Docente dos Cursos Superiores
Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA.