A LUDICIDADE NA DIDÁTICA: UM DIFERENCIAL DA FEMA

O conceito de ludicidade que defendemos se articula a duas dimensões. A primeira é de que as atividades lúdicas são criações culturais, são atos sociais, oriundos das relações dos homens entre si na sociedade. A segunda é de que a ludicidade é um estado de ânimo, um estado de espírito que expressa um sentimento de entrega, de inteireza, de vivência plena, e diz respeito à realidade interna do indivíduo. O lúdico, como criação cultural e ação social, provém do pensamento de Gilles Brougère (1998), professor da universidade Paris xiii, pesquisador e autor de vários livros sobre cultura lúdica. Este, por sua vez, sofre a influência do historiador Johan Huizinga (2004) que entendia o lúdico como elemento estruturador da cultura.

Como princípio formativo, na FEMA, defendemos a ideia de que as atividades lúdicas se façam presentes nos contextos de aprendizagem como elementos estruturantes do processo de ensinar e desencadeadores de aprendizagens significativas, aquelas em que o ser humano precisa integrar suas capacidades de pensar, agir e sentir. Nesse sentido, enquanto princípio formativo, a ludicidade é uma força motriz que mobiliza primeiramente o professor, elevando seu estado de espírito para um sentimento de proatividade, de alegria interna e o impulsiona a ações desencadeadoras de aprendizagens. Nessa perspectiva, o uso de metáforas criativas constitui excelente recurso para a educação em qualquer nível de ensino.

 Dessa forma, faz-se necessário desmistificar a compreensão restrita de ludicidade como sendo ação recreativa ou de lazer. O lúdico inclui a recreação, mas não se limita a isso. Recreação é uma atividade lúdica, externa. Não é ludicidade. Ludicidade é um estado interno, uma atitude de quem vivencia uma experiência lúdica plenamente. Lazer também não é sinônimo de ludicidade. Lazer é o espaço/tempo no qual as atividades lúdicas se realizam. Como estado de ânimo, ludicidade é da ordem subjetiva do sujeito. Sustentamos a ideia de que a didática é a arte de mediar. Mediar com arte. A dimensão lúdica que traz a linguagem artística para dentro da sala de aula representa um importante ganho para a área. Idealizamos uma didática lúdica que seja vivenciada plenamente na sala de aula e seja estruturadora de saberes pedagógicos e didáticos necessários à profissão docente.

A criatividade e a autoria são fatores estruturantes de uma ação educativa lúdica. Uma prática educativa lúdica possibilitará a cada um de nós aprendermos a viver mais criativamente e, por isso mesmo, de forma mais saudável.

Me. Juliane Colpo

Coordenadora do NAP

Dra. Mariel S. Haubert

Coordenadora do NPPGE

Dr. Nedisson L. Gessi

Coordenador do NITED

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA