A XIII Jornada Interdisciplinar de Pesquisa das Faculdades Integradas Machado de Assis – FEMA, que será realizada no dia 22 de novembro de 2023, tem por objetivo ser espaço de discussão acadêmica/científica entre pesquisadores. O intuito é estimular debates e pesquisas que contribuam à análise de temas contemporâneos, a partir de apresentações de trabalhos relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, em âmbito internacional.

As Faculdades Integradas Machado de Assis, por meio do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – NPPGE, busca, com esse evento, fomentar e divulgar a produção científica dos acadêmicos de graduação, de pós-graduação e de docentes de Instituições de Ensino Superior. Será um evento aberto ao público, mediante inscrição no site da FEMA. A participação poderá ocorrer de três formas: ouvinte, autor ou autor-ouvinte.

A FEMA compreende a importância de desenvolver pesquisa para avançar enquanto resoluções de problemas, desenvolvimento do pensamento e qualificação do processo de formação. O evento representa a culminância de leituras, experiências e vivências acadêmicas. Participar desse momento, é abrir-se para o conhecimento.

Os temas tratados na XIII tocarão diferentes áreas, a partir da efetiva participação de investigadores das Ciências Sociais e Aplicadas, das Ciências Humanas e da Saúde das Faculdades Integradas Machado de Assis e de outros setores educacionais e comunitários. A Jornada acontecerá de forma presencial, na FEMA, Unidade III. Venha você também fazer parte deste importante evento que reunirá estudiosos de diferentes instituições.


Dra. Mariel S. Haubert

Professora e Coord. do NPPGE

Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA.