Quando teoria e prática se encontram, o aprendizado ganha vida. Esse foi o espírito que marcou o encerramento do projeto de extensão Café Colonial, desenvolvido pela turma de Administração da Produção, do Curso de Administração das Faculdades FEMA.
A atividade final aconteceu no dia 02 de dezembro, com a realização do painel “Pessoas, Clientes e Produção: como fazer andar tudo junto”, conduzido pelo professor Lauri Aloisio Heckler, responsável pela disciplina. O encontro contou ainda com a colaboração dos professores Danieli Hermes e João Reomonti, que contribuíram com suas experiências profissionais e acadêmicas, enriquecendo o debate. Alunos e participantes externos também tiveram papel ativo, demonstrando competência, engajamento e protagonismo ao longo de toda a proposta.
O Café Colonial é um projeto que coloca em prática os conhecimentos administrativos, proporcionando aos estudantes a vivência completa da organização e gestão de uma produção real. Entre os principais objetivos estão o planejamento de um evento gastronômico, o cálculo de custos e formação de preços, a aplicação de conceitos financeiros, o desenvolvimento de estratégias de marketing e atendimento ao público, além do fortalecimento da integração entre a Faculdade e a comunidade.
Com uma metodologia estruturada em 10 etapas, os acadêmicos atuaram em três frentes principais: Gestão Financeira e Captação de Recursos, Produção e Logística e Marketing e Divulgação, experimentando na prática processos essenciais da área da Administração.
Mais do que um projeto acadêmico, o Café Colonial se consolida como uma experiência completa, humana e formativa, que prepara os futuros administradores para os desafios reais do mercado de trabalho — da FEMA para a vida.