Acadêmicos de Psicologia exploram relações entre sociedade, subjetividade e saúde mental por meio da arte
FEMA
08/09/2026
Os alunos do segundo semestre do curso de Psicologia vivenciaram uma experiência transformadora na disciplina de Psicologia, Saúde e Políticas Públicas, ao utilizarem a arte como ferramenta de expressão, reflexão e aprendizagem. A atividade foi conduzida pela professora Flávia Albuquerque.
Ao trocarem temporariamente as teorias tradicionais por telas, tintas e pincéis, os estudantes expressaram artisticamente as complexas intersecções entre a estrutura social, a construção da subjetividade e a evolução da saúde mental ao longo da história. A proposta possibilitou que diferentes percepções sobre o cuidado em saúde e as políticas públicas fossem traduzidas em produções visuais, aproximando teoria e experiência de forma criativa e significativa.
A atividade prática estimulou a sensibilidade e a reflexão crítica dos acadêmicos sobre as diferentes formas de compreender o sofrimento psíquico, o cuidado e o acolhimento em saúde mental. Por meio das produções, os estudantes puderam perceber como as marcas do tempo e as transformações históricas influenciam o psiquismo humano e também as formas contemporâneas de sofrimento e acolhimento.
Mais do que uma atividade acadêmica, a experiência transformou o aprendizado em um verdadeiro manifesto visual, revelando, por meio da arte, diferentes olhares sobre a relação entre indivíduo, sociedade, saúde mental e políticas públicas.
Blog