Os estudantes do 1º período do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA) vivenciaram, nesta semana, uma experiência diferenciada na disciplina de Neuroanatomofisiologia, ministrada pelo professor Guilherme Dienstmann. A atividade prática ocorreu no Laboratório de Estrutura e Função e teve como objetivo aprofundar o estudo da Fisiologia do Sistema Nervoso por meio de metodologias ativas e colaborativas.
Organizados em grupos, os acadêmicos se dividiram entre o estudo teórico e a prática laboratorial. Enquanto um grupo se dedicava à análise de um artigo científico previamente trabalhado em aula, com mediação do professor, o outro grupo interagia diretamente com peças de resina e outros materiais didáticos, explorando de forma prática as estruturas e funções do sistema nervoso.
A proposta pedagógica valorizou o protagonismo dos estudantes, incentivando a leitura crítica, a construção coletiva de saberes e a aplicação do conteúdo em diferentes contextos. O resultado foi uma aula dinâmica, que promoveu conexões significativas entre teoria e prática, tornando o aprendizado mais concreto e engajador.
Essa iniciativa reforça o compromisso da FEMA com uma formação acadêmica inovadora, que estimula a autonomia, a curiosidade e a vivência prática desde os primeiros períodos do curso.