Os alunos da disciplina Psicologia, Saúde e Políticas Públicas, do curso de Psicologia das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), foram desafiados a ir além da teoria e aplicar a criatividade como ferramenta de aprendizagem. A turma utilizou blocos de Lego para modelar os serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta, baseada no conceito de learning by building (“aprender construindo”), transformou a sala de aula em um verdadeiro laboratório criativo, onde os estudantes puderam visualizar de forma concreta a complexidade e a interconexão dos pontos de atenção da RAPS. Essa rede é responsável por garantir o cuidado integral às pessoas com sofrimento ou transtornos mentais, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Organizados em grupos, os acadêmicos construíram maquetes representando diferentes serviços que integram a RAPS, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Unidades de Acolhimento (UA), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) e a Atenção Básica (UBS/ESF).

A atividade com Lego proporcionou uma aprendizagem significativa e lúdica, permitindo aos estudantes compreender de maneira prática o funcionamento da rede e os princípios da Reforma Psiquiátrica, que preza pela substituição do modelo manicomial por uma assistência de base territorial, comunitária e humanizada.

Ao final, as construções se transformaram em uma verdadeira “RAPS em miniatura”, servindo como mapa conceitual tridimensional e fortalecendo a articulação entre teoria, prática e compromisso social na formação em Psicologia da FEMA.