Acadêmicos de Ciências Contábeis da FEMA Investigam Impacto da Lei de Responsabilidade Fiscal nos Municípios do Grande Santa Rosa

FEMA

21/03/2024

Na noite de 19 de março, durante a aula de Contabilidade Pública ministrada no Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Machado de Assis - FEMA, os acadêmicos deram um passo crucial em direção ao entendimento prático da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Sob a orientação do professor Adelino Wisniewski, mergulharam na análise dos limites percentuais de gastos com pessoal estipulados pela legislação.

O foco da atividade foi a investigação minuciosa dos dados disponíveis no site do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em busca dos valores da Receita Corrente Líquida, das despesas com pessoal e do percentual de comprometimento da receita com gastos com pessoal de todos os municípios pertencentes à Associação dos Municípios de Santa Rosa. Essa pesquisa abrangeu um período de três anos, permitindo uma análise comparativa da evolução dos percentuais de comprometimento financeiro dos municípios ao longo do tempo, servindo de parâmetro para o planejamento e elaboração dos próximos orçamentos.

Uma descoberta significativa durante essa investigação foi o impacto das mudanças no entendimento do TCE em relação a certas despesas, anteriormente não consideradas como despesas de pessoal. Essas alterações resultaram em um aumento expressivo no comprometimento financeiro de alguns municípios, mostrando como interpretações regulatórias podem afetar diretamente a gestão financeira das administrações municipais.

O professor Adelino Wisniewski ressaltou a relevância desse exercício para a formação dos futuros contadores, enfatizando a necessidade de compreensão profunda da legislação fiscal e sua aplicação prática no contexto municipal. Apesar da complexidade do tema, os estudantes relataram que a atividade foi realizada de maneira prazerosa e altamente produtiva, destacando a importância do aprendizado prático para o desenvolvimento de habilidades profissionais.




Painel de participantes fechado