Egressa da FEMA realiza Pesquisa sobre Impacto da Depressão e Ansiedade nos Familiares.

FEMA

25/03/2024


Uma pesquisa pioneira sobre os efeitos da depressão e ansiedade na vida dos familiares ganhou destaque na mais recente edição da prestigiada Revista FT, uma revista científica multidisciplinar indexada de alto impacto e Qualis “B2”.

Conduzida por Bruna Kunkel, egressa da graduação em Enfermagem das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), o estudo falou sobre a importância de compreender os transtornos mentais não apenas do ponto de vista do paciente, mas também do impacto que eles exercem nos entes queridos.

Sob a orientação da professora Flávia Albuquerque, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas para colher informações junto aos familiares de indivíduos diagnosticados com transtorno depressivo ou transtorno de ansiedade.

Os resultados destacaram a necessidade urgente de uma abordagem holística no cuidado à saúde mental, com ênfase na importância do papel do enfermeiro como protagonista na promoção de assistência integral. Ficou evidente que o suporte oferecido aos familiares desempenha um papel crucial no tratamento e na recuperação dos pacientes, reforçando a importância das equipes multiprofissionais no processo de cuidado.

Essa pesquisa não só traz insights valiosos para a compreensão dos transtornos mentais, mas também destaca a necessidade de políticas de saúde mais abrangentes e investimentos em capacitação profissional para lidar de forma mais eficaz com os desafios enfrentados pelas famílias afetadas por essas condições.

Como resultado, espera-se que esse estudo estimule uma reflexão mais profunda sobre a abordagem dos transtornos mentais na sociedade e promova uma mudança significativa na forma como eles são compreendidos e tratados.



Painel de participantes fechado