TÉCNICO EM ENFERMAGEM

O Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Machado de Assis, tem como meta a formação de profissionais habilitados no processo de trabalho centrado nas ações do cuidar, fundamentado no saber, no fazer e no sentir e voltado ao atendimento das necessidades de saúde do paciente/cliente/comunidade, nas diferentes fases do ciclo da vida humana, sempre comprometido com a proteção e promoção da vida.

Portaria de Autorização nº 198
Portaria de Reconhecimento nº 3044916/07/80
Parecer nº 957/2013

Características Gerais

Duração do Curso: 24 meses

Turno: NOTURNO de segunda a sextas feiras no horário das 19h20m às 22h50m

Carga horária: 1600 horas, sendo 1200 horas Teóricas e 400 horas PRÁTICAS

Nº de vagas: 40

Objetivos do Curso

Habilitar e formar técnicos críticos, reflexivos e capazes de desenvolver ações na saúde, focados na qualidade da assistência dentro do ambiente hospitalar, bem como, no desenvolvimento das ações de promoção da saúde na comunidade a todos os níveis de atenção à saúde.

Perfil do Profissional

O profissional do curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Machado de Assis deve ser um profissional capaz de uma atuação comprometida com a prevenção, recuperação, reabilitação da saúde e na prevenção das doenças, com a alta qualificação da intervenção terapêutica, com a ética e com a defesa da vida, da saúde e do Sistema Único de Saúde – SUS.                                                                Por meio do conhecimento e da complexidade das ações, referenciadas nas necessidades de saúde individual e coletiva, determinadas pelo processo gerador de saúde e doença. Desenvolvendo seu senso crítico-reflexivo e autocrítica, iniciativa, flexibilidade, senso de observação e capacidade para tomada de decisão, respeitando os preceitos éticos e legais. O Curso Técnico de Enfermagem – eixo tecnológico Ambiente e Saúde, qualificará e habilitará os profissionais, com as seguintes competências gerais: Senso de Liderança e Proatividade, Comunicação Efetiva e Relacionamento Interpessoal, Conviver em Equipe, Controle Emocional, Empatia e Resiliência e Habilidade Técnica e Atualização.

Estágios

O desenvolvimento das competências e habilidades propostas pelo curso se dá mediante a presença do aluno em CAMPO DE ESTÁGIO, complementado com atividades práticas desenvolvidas junto as Instituições de Saúde como HOSPITAL VIDA & SAÚDE e LAR DO IDOSO,  numa caga horária de 400h nos turnos Manhã, Tarde e Noite.

Não havendo aula no decorrer do estágio.

Áreas de Atuação

– Hospitais

– Ambulatórios

I– Consultórios

– Asilos

– Creches

– Clínicas

– Unidade de Saúde

– Domicílios e Comunidades

– Empresas

– Farmácias

O curso habilita o aluno a atuar em estabelecimentos de assistência e saúde públicos e privados, em áreas de promoção, proteção e recuperação da saúde. O Técnico de Enfermagem exerce sua atividade com responsabilidade, competência, honestidade e respeito ao ser humano de forma igualitária, de acordo com os preceitos éticos da profissão. Os estágios são realizados em instituições hospitalares e postos de saúde conveniados. O Curso Técnico de Enfermagem é dividido em seis módulos, totalizando 1800 h/a e 2 anos de duração.

Coordenadora: Ieda Terezinha Rossignollo Roggia –  E-mail: ieda@fema.com.br –  Fone: 055 – 99118-8693

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira – FACEM de Santa Maria; Habilitação em Enfermagem de Saúde Pública, pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira – FACEM de Santa Maria; Licenciatura com Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º graus pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira – FACEM de Santa Maria; Pós-Graduação Lato Senso em Saúde Publica, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI.

Corpo Docente

Ademar Weippert
Andre Strumer
Carine Cristiane Borgmann Brischke
Claudia Wagner
Denise Tubiana

Dione Terezinha Back
Fabiane Da Silveira Dani
Flavia Alburquerque
Giovani Kopacek
Ieda Terezinha Rossignillo Roggia

Ione Ames Alles
Ivo Ziwic

Jéssica Mezadri

Katia Sartori

Larrisa Spies Padilha
Lauri Sergio Eberhardt
Mariana Zimpel
Marina Elizabetha Schons

Michele Lachno
Neusa Leal Da Costa
Neusa Malvina Chiapinotto
Paulo Roberto Mix
Savio Erni Schulz
Silvani Pfitscher
Tania Terezinha Pinheiro
Vionei  Ribeiro Diniz

TURMA DE FEVEREIRO 2021 MOD- I    E 211

TÉCNICO EM ENFER. FEV – 2021 -MOD I

 TURMA DE SETEMBRO 2020 E 20201

TÉCNICO EM ENFER. SET 2020 – MOD II

 

TURMA DE FEVEREIRO/ 2020   MOD-III   E 203

TÉCNICO ENF. FEV 2020 – MODULO III

HOSPITAL VIDA & SAÚDE

FUMSSAR – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE

SAÚDE PÚBLICA

GERONGOLOGIA

LAR DO IDOSO