Segurança do Trabalho
 /  Segurança do Trabalho
Confira o Plano do Curso aqui.

Portaria de Reconhecimento nº 30449 de 16/07/1980

Portaria de Autorização nº 1053/52 de 28/11/1952 Lei 9394/1996

O Técnico em Segurança do Trabalho
Nas duas últimas décadas, percebe-se um acentuado crescimento quanto à preocupação com a melhoria das condições de segurança e de higiene dos ambientes de trabalho das empresas e das instituições em geral, sejam públicas ou privadas, urbanas ou rurais.
Isso decorre dos seguintes fatores:
I – Elevado número de acidentes de trabalho, muitos deixando sequelas e levando a óbitos.
II – Grande dispêndio de recursos decorrentes dos afastamentos ao trabalho, causando pesado ônus, tanto às próprias empresas quanto aos cofres públicos.
III – Extensa lista de ocorrências, ocasionando sofrimento tanto aos acidentados quanto às suas famílias.

Esse movimento adquire um caráter global. No Brasil, o poder público passa a normatizar as questões relacionadas à Segurança do Trabalho, por meio da elaboração das chamadas Normas Regulamentadoras. Assim, a cada ano, além das reformulações de melhorias por que passam, em caráter permanente, as normas existentes, outras novas vão sendo criadas, atestando a rapidez evolutiva do conhecimento e da tecnologia alcançados na área.Desse modo, em geral, as empresas e as organizações que empregam pessoas passam a contar com órgãos de controle e de gestão da segurança e da saúde ocupacionais, como um requisito regulamentado.
Percebendo a necessidade de prover a região com recursos humanos capacitados a atuar na melhoria dos níveis de segurança e de higiene dos ambientes laborais, a Fundação Educacional Machado de Assis, por meio da Escola Técnica Machado de Assis, passa a oferecer, a partir do ano de 1996, o Curso Técnico em Segurança do Trabalho.
Hoje, várias centenas de egressos já atuam profissionalmente nas diversas regiões do país, contribuindo para a causa da Segurança do Trabalho, graças à excelente qualidade do curso. O contexto efetiva-se, resultante da solidez de uma instituição de ensino que já completa 60 anos de existência e, também, do forte preparo de seu corpo docente, aliado a um conteúdo curricular que possibilita a constante atualização, fator preponderante nesta área do conhecimento.
Como a Segurança do Trabalho envolve todos os ramos empresariais e institucionais, é imprescindível que o Técnico de Segurança conclua o curso com uma variada gama de conhecimentos relacionados. Isso o capacita a atuar em atividades empresariais mais amplas, possibilitando seu crescimento profissional também nas áreas: Administrativa, de Organização Industrial, além de Recursos Humanos.

Objetivos
O Curso Técnico em Segurança do Trabalho tem por objetivos:
I – Qualificar recursos humanos, para atuar na área de Técnico em Segurança do Trabalho, com competência e qualidade, capacitados ao gerenciamento de pessoal, à gestão de relações humanas, de materiais, à organização do trabalho, além de serem comprometidos com a saúde, o bem-estar e a garantia de atendimento especializado ao trabalhador, promovendo, assim, maior rendimento no trabalho.
II – Oferecer aos alunos que estejam cursando e ou egressos do ensino médio, de acordo com seus interesses e aptidões, a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho, por meio de um curso de educação profissional.
III – Qualificar jovens e adultos para promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício consciente da cidadania.
IV- Capacitar os alunos para o desenvolvimento de sistemas de Segurança do Trabalho adequados às empresas em que venham a atuar, mediante a aplicação das Normas Regulamentadoras oficiais, sendo efetivos e eficazes.
V – Desenvolver o espírito crítico, empreendedor, de risco e a iniciativa do aluno, para que ele possa identificar e gerenciar novas oportunidades de trabalho e de geração de renda, em uma sociedade em constantes mudanças e em acelerado avanço tecnológico.
VI – Suprir a deficiência de profissionais habilitados na área de Técnico em Segurança do Trabalho na cidade, na região e no país.
VII – Dotar o técnico de percepção crítica para a busca constante de atualização no campo da Segurança do Trabalho, por ser um dos ramos do conhecimento que mais evolui tecnicamente no mundo.

Funções Exercidas
I – Técnico em Segurança do Trabalho
II – Auxiliar de Recursos Humanos
III – Auxiliar de Planejamento e Controle da Produção
IV – Auxiliar Administrativo
V – Auxiliar de projetos na área de Ergonomia
VI – Auxiliar de Gestão da Qualidade
VII – Auxiliar de Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Seg. Trabalho e Ambiental)
VIII – Supervisor de equipes na área de Segurança do Trabalho
IX – Empresário de empresa de consultoria na área de Segurança do Trabalho
X – Vendedor de equipamentos de proteção individual e coletivos, entre outras atividades.

Áreas de Atuação
I – Departamento de Segurança do Trabalho de empresas públicas e privadas de todos os ramos de atuação e que empreguem pessoas
II – Empresas de consultoria na área de Segurança do Trabalho
III – Comércio de equipamentos de proteção individual e coletivos
IV – Auxílio no projeto de equipamentos ergonômicos

O Técnico em Segurança do Trabalho habilita o profissional a observar, levantar e mapear os riscos ambientais e organizacionais. Sugere mudanças e formas possíveis de tornar os ambientes de trabalho mais seguros, o que protege a vida do trabalhador e a organização empresarial. O Técnico em Segurança elabora projetos para áreas de Segurança e Medicina no Trabalho, compatíveis com a realidade de cada empresa. O Curso Técnico em Segurança do Trabalho é dividido em seis módulos, totalizando 1350 h/a e 2 anos de duração.

img_org_seguranca

Coordenador: Daniel Rosler
E-mail: danielrosler@fema.com.br

Corpo Docente:

  • André Stürmer
  • Aurio José Pinheiro Soares
  • Bruno Feltrin da Costa
  • Cláudio Luís Friedrich
  • Délcio Haubert
  • Denise Felber
  • Edson Luís Lautharte
  • Ieda Terezinha Rossignollo Roggia
  • Ivanilso Mella
  • Janice de Andrade Hartemink
  • João Antonio Cervi
  • Luis Alberto Giovelli
  • Talvane Engroff
  • Wilson Nei Gonçalves

Contatos

Unidade I e II:
Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III:
Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV:
Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Instagram

  • Escola FEMA  Um lugar que proporciona momentos felizes ehellip
  • A partir de segundafeira dia 11 de setembro abertas ashellip
  • FEMA  patrocinadora oficial do show de Jorge e Mateushellip
  • Entrevista do nosso Diretor Administrativo Carlos Albea para o Jornalhellip
  • Vestibular de Vero FEMA Juntos Caroline Schwambach Bechaire Rafael Henriquehellip
  • Esto abertas as inscries para o Vestibular de Vero FEMAhellip
  • Inicia agora o 10 Frum Empresarial e Contbil da FEMAhellip
  • Momentos cheios de Doura e Afeto Em tempos onde tudohellip
  • Confira como foi a participacao da FEMA no Desfile dehellip

Assine nossa Newsletter