NUPAC
 /  NUPAC

NUPAC (Núcleo de Pesquisa e Atividades Complementares) do Curso de Direito:

Ao NUPAC caberá a responsabilidade acompanhar as atividades complementares do Curso de Direito, bem como promover as atividades de pesquisa. O NUPAC oferece atendimento aos acadêmicos para esclarecimentos de dúvidas quanto às atividades complementares e os projetos de pesquisa e extensão promovidas pelo NUPAC todas as tardes, de segunda à sexta-feira e no turno da noite, às segundas e quartas-feiras. O NUPAC funciona junto a Unidade II da FEMA, sala 126, localizada na Rua Santa Rosa, nº 536, Centro, Santa Rosa, RS. Coordenação do NUPAC: Profª Bianca de Melo Hartfil.

Anexos:

Anexo I – Solicitação e Validação e Registro de Atividade Complementar

Anexo II – Solicitação de Autorização para Estágio Extracurricular

Relação dos Classificados – Projetos 2017

O QUE É PESQUISA?
Compreende-se, como atividades de pesquisa, as ações extracurriculares de investigação e de estudo, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir e estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo do conhecimento jurídico e áreas afins, bem como aquelas atividades realizadas para a execução do Trabalho de Conclusão de Curso.Na FEMA, as atividades de pesquisa são realizadas por alunos, mediante à supervisão de professores, ou por docentes, com a participação de alunos inscritos em Projetos de Iniciação Científica.A participação em projetos institucionalizados de pesquisa, junto ao NUPAC, pode conferir ao aluno-pesquisador a carga horária de até 240 horas de atividades complementares.

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
I- Letramento Acadêmico/Científico no contexto das Ciências Sociais Aplicadas, sob coordenação da profª. Drª. Márcia Adriana Dias Kraemer, funcionará quinzenalmente, aos sábados pela manhã na Unidade III da FEMA.
II – Políticas Públicas e Controle da Contratação Administrativa, sob coordenação do prof. Pós-Doutor  Ricardo Hermany, funcionará quinzenalmente às quartas-feiras, das 16h às 17h, na sala de reuniões do EAJ – Escritório de Assistência Jurídica  da FEMA.
III – Temas Contemporâneos de Filosofia do Direito  sob coordenação da Profª. Ms. Bianca de Melo Hartfil, funcionará quinzenalmente, às segundas-feiras, das 18h às 19h, na unidade II da FEMA.
IV – Efetivação do Novo Código Florestal na Propriedade Rural, sob coordenação do Prof. Dr. Domingos B. Rodrigues, funcionará quinzenalmente, às terças-feiras, das 18h às 19h, na Unidade II da FEMA.
V – Estado, Direitos Humanos e Cooperação Internacional, sob coordenação da Prof.ª Drª. Sinara Camera, funcionará quinzenalmente, às segundas-feiras, das 18h às 19h, na unidade II da FEMA.
VI – Tutela Constitucional dos Direitos dos Vulneráveis, sob coordenação das Prof.ª Drª. Bianca Tams Diehl e Prof. Pós-Doutora Marli Marlene Moraes da Costa, funcionará quinzenalmente, às quartas-feiras, das 18h às 19h, na unidade II da FEMA.
VII – República e Democracia no Estado de Direito, sob coordenação da Prof.ª Ms. Denise Tatiane Girardon dos Santos, funcionará quinzenalmente, às quartas-feiras, das 18h às 19h, na unidade II da FEMA.
VIII – Direito Penal na Pós-modernidade: os desafios do Estado brasileiro produzir e de aplicar a norma penal em tempos de globalização, marcados pela policontexturalidade de fenômenos sociais transnacionais, sob coordenação do Prof. Ms. Cláudio Rogério Sousa Lira, funcionará quinzenalmente, às quintas-feiras, na unidade II da FEMA.
IX- Cidadania e Políticas Públicas, sob coordenação do Prof. Ms. João Victor Magalhães Mousquer, funcionará quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h às 19h, na unidade II da FEMA.

COMO PARTICIPAR
Os grupos de pesquisa do Curso de Direito da FEMA têm ingresso anual. Quando da abertura do edital, a inscrição efetiva-se no NUPAC, sendo que os critérios de seleção correspondem à:
I – preferência aos acadêmicos do curso de Direito desta Instituição;
II – preferência ao acadêmico do curso de Direito com disponibilidade de tempo e sem vínculo empregatício atual;
III – preferência ao acadêmico do curso de Direito que estiver matriculado em semestre posterior ao primeiro;
IV – preferência ao acadêmico matriculado em curso superior desta Instituição.

Edital DIR n. 06_2013 – Direito, Pesquisa e Extensão
O QUE É EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?
A extensão universitária é uma forma de interação que existe entre a academia e a comunidade, como parte de um processo educativo, científico e cultural. A iniciativa propõe ações junto à sociedade e, assim, oportuniza a produção de novos conhecimentos, bem como recebe da própria comunidade suas reais necessidades e anseios.
O que os grupos de extensão do Curso de Direito da FEMA buscam é a troca de saberes com a comunidade e a possibilidade de aplicação do conhecimento acadêmico em prol de atividades que proporcionem bem-estar social. A participação em projetos institucionalizados de extensão, junto ao NUPAC, pode conferir ao aluno extensionista a carga horária de até 150 horas de atividades complementares.

PROJETOS DE EXTENSÃO EM ANDAMENTO
I– Da Dignidade Humana à Plena Cidadania: Liberdade e Igualdade como Práticas de Responsabilidade, sob coordenação da Profa. Drª. Sinara Camera, funcionará quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h às 19h.
II- Educação Ambiental: assessoria e consultoria nas organizações, sob coordenação do Prof. Dr. Domingos Benedetti Rodrigues, funcionará quinzenalmente, às terças-feiras, das 18h às 19h, na unidade II da FEMA.

GRUPOS DE ESTUDOS EM ANDAMENTO
I- A Constitucionalização do Processo Civil e o CPC/2015, sob coordenação da Prof. Ms. Renê Carlos Schubert Júnior, funcionará quinzenalmente, às terças-feiras, das 18h às 19h.

COMO PARTICIPAR
Os grupos de extensão do curso de Direito da FEMA e os em que a faculdade se insere, perante grupos maiores da instituição, têm ingresso anual. Quando da abertura do edital, a inscrição efetiva-se perante o NUPAC, sendo que os critérios de seleção correspondem à:
I – preferência aos acadêmicos do curso de Direito desta Instituição;
II – preferência ao acadêmico do curso de Direito com disponibilidade de tempo e sem vínculo empregatício atual;
III – preferência ao acadêmico do curso de Direito que estiver matriculado em semestre posterior ao primeiro;
IV – preferência ao acadêmico matriculado em curso superior desta Instituição.

VALIDAÇÃO DAS HORAS COMPLEMENTARES PARA PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO
A validação das horas de atividades complementares relativas à participação em projetos de pesquisa dependem da comprovação da participação do acadêmico. A documentação necessária: apresentação da solicitação de validação (Formulário ANEXO III); a apresentação do Relatório das Atividades Complementares (Formulário ANEXO IV) e Parecer do professor responsável pelo projeto (Formulário ANEXO V).

Contatos

Unidade I e II:
Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III:
Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV:
Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Instagram

  • Corre conferir httpsgooglw55ds7
  • Show de Natal da FEMA na Praa da Bandeira
  • Cursos Tcnicos FEMA  Administrao Agronegcio Enfermagem Farmcia Informtica Logsticahellip
  • BOLSAS DE ESTUDO Esto abertas as inscries para as Bolsashellip
  • Vestibular FEMA  ingresso por mrito Vagas Remanescentes para oshellip
  • Vestibular para ENFERMAGEM Iniciam hoje as provas para quem optouhellip
  • Curso Superior em Gesto de Recursos Humanos  Vestibular FEMAhellip
  • CURSOS TCNICOS FEMA J decidiu qual rea seguir? Temos 3hellip
  • ENFERMAGEM  na FEMA  Confira o listo dos aprovadoshellip

Assine nossa Newsletter