Nossa História
 /  Nossa História

A FEMA foi fundada em 21 de abril de 1949, sob a denominação de Instituto Machado de Assis, por iniciativa de líderes educacionais, empresariais, comunitários e autoridades do 1º RC MEC, para atender à demanda de alunos que trabalhavam durante o dia e necessitavam de um curso ginasial à noite.
Seus principais objetivos são:
I – Criar, instalar e manter estabelecimento de ensino de todos os graus;
II – Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na região;
III – Melhorar o nível cultural, científico e tecnológico da região;
IV – Habilitar, qualificar e aperfeiçoar a mão de obra, para atender às necessidades e aos interesses dos empreendimentos privados e públicos da região;
V – Promover a educação, em todos os graus, com qualidade;
VI – Constituir-se em centro de estudos e de pesquisa, voltado à qualificação profissional, em sintonia com as necessidades e as expectativas da região;
VII – Aprimorar os serviços oferecidos e providenciar a criação e a implantação de outros, em conformidade com os interesses da região;
VIII – Prover todos os recursos e as condições indispensáveis para o pleno funcionamento dos cursos e dos serviços, bem como promover a qualificação dos recursos humanos e seus serviços.

 HISTÓRICO
O primeiro diretor, um dos fundadores da FEMA, professor Fioravante Pedrazani, chega em Santa Rosa, em 1º de março de 1948, para lecionar no departamento masculino do Ginásio Santa Rosa de Lima e, após ser indicado para o turno da noite no Curso de Alfabetização de Adolescentes e de Adultos, percebe a necessidade de ter, na cidade, um colégio com aulas noturnas. Com a ajuda de vários santa-rosenses, cria o Instituto Machado de Assis.
Naquele tempo, as primeiras aulas do Instituto Machado de Assis são ministradas na Prefeitura Municipal e em um anexo de uma fábrica de sabão. Com o passar dos anos, esse espaço não suporta mais a demanda dos alunos, alugando-se, assim, parte das dependências do antigo Hotel Joner. Pelo fato de os fundadores desejarem construir algo significativo para Santa Rosa, em 1952, é oficializada a Escola Técnica Machado de Assis, pioneira nesse tipo de ensino na região, tendo, em 1954, formado a primeira turma de Técnicos em Contabilidade.
Em 1961, é estabelecida a atual denominação: Fundação Educacional Machado de Assis e, no mesmo ano, Fioravante Pedrazani inicia o processo de implantação do Ensino Superior em Santa Rosa. Autorizado, em 1969, na vinda da extensão da PUC de Porto Alegre, o Curso de Ciências Contábeis e, em 1989, o Curso de Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas e Desenho. Mais tarde, implantam-se os cursos de Administração – habilitação em Comércio Internacional, Serviço Social, Direito, Gestão de RH e Gestão da Tecnologia da Informação.
Atualmente, sob a presidência do Sr. Danilo Polacinski, as Faculdades Integradas Machado de Assis oferecem os Cursos Superiores em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Tecnologia da Informação. Ainda, oportuniza a sequência dos estudos em cursos de Pós-graduação, como MBA em Auditoria e Perícia Contábeis, MBA em Gestão com Pessoas e Especialização em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário Aplicados.
Já a Escola Técnica Machado de Assis ministra Cursos Técnicos em Administração, Enfermagem, Farmácia, Informática, Logística e Segurança do Trabalho, planejando novas propostas. Ainda, oferece o Ensino Infantil, Fundamental I e II e Médio.
Possui ao todo quatro unidades, sendo dois prédios próprios e outros dois alugados, assim divididas:

Unidade I – Escola Técnica Machado de Assis.
Unidades II e III – Faculdades Integradas Machado de Assis.
Unidade IV – Educação Infantil.

Além dos cursos apresentados, a FEMA conta com a Rádio FEMA Educativa, que está no ar 24h por dia e, em 2016, completa treze anos de muita música, cultura e informação.
Logo, ao longo dessas primaveras, a FEMA orgulha-se em cumprir com a sua missão de ser um referencial de ensino qualificado, no desenvolvimento pessoal e na formação profissional, a serviço da comunidade da região. A FEMA, pois, constitui-se em uma história construída na e pela comunidade.

 MISSÃO
Gerar, socializar e aplicar conhecimentos, para ser referencial positivo na educação, na cultura e na informação, contribuindo ao desenvolvimento, à cidadania e à qualificação de pessoas.

VISÃO
Ser centro de educação transformadora, considerando as pessoas, com sua cultura e com sua história, ao contemplar os ideais de educadores e de educandos, na construção do conhecimento.

NEGÓCIO ESTRATÉGICO
Oferecer opções de ensino, de pesquisa e de extensão, permanentemente, promovendo o desenvolvimento institucional, pessoal e social da comunidade.

PROPÓSITO
Atuar no processo de construção do conhecimento, atendendo aos interesses e às demandas da sociedade.

VALORES E PRINCÍPIOS
I – Atuação em sintonia e em cooperação com a sociedade.
II – Estímulo ao empreendedorismo.
III – Inovação tecnológica.
IV – Inclusão social.
V – Ética e profissionalismo.
VI – Pluralismo cultural.

Contatos

Unidade I e II:
Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III:
Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV:
Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Instagram

  • Dia do Bem no Parque de Exposies FoiLindo
  • Show de Natal da FEMA na Praa da Bandeira
  • Curso Superior de Cincias Contbeis  Vestibular FEMA  ingressohellip
  • Curso Superior em Gesto de Recursos Humanos  Vestibular FEMAhellip
  • Corre conferir httpsgooglw55ds7
  • Curso Superior de Direito  Vestibular FEMA  ingresso porhellip
  • FEMINHA  Doura de Lugar Aceitamos crianas a partir dehellip
  • Curso Superior em Gesto de Recursos Humanos  Vestibular FEMAhellip
  • Vestibular para ENFERMAGEM Iniciam hoje as provas para quem optouhellip

Assine nossa Newsletter