Informática
 /  Informática
logo-tec-230x300

Portaria de Autorização nº 1053/52 de 28/11/1952
Portaria de Reconhecimento nº 30449 de 16/07/1980
Parecer nº 566/2015

O Técnico em Informática

A informática apoderou-se de praticamente todas as atividades humanas. Como não poderia deixar de ser, tornou-se um dos requisitos necessários para o controle e para a gestão em qualquer organização.
O Curso Técnico em Informática está em funcionamento desde 1996, formando profissionais com alto nível de conhecimento, fruto de um excelente trabalho, aprimorado pelo corpo docente que, com sua qualificação, dedicação e atendimento diferenciado a cada aluno, faz do curso um dos melhores da região.
A crescente procura demonstra que há campo aberto no mercado de trabalho para seus egressos, sendo a manutenção do curso de fundamental importância no suprimento da deficiência de profissionais realmente qualificados e capazes de adequar-se às novas tecnologias.
Em contrapartida, a área da Informática é praticamente ilimitada, dividindo-se em vários ramos, desde as escolas de treinamento até as empresas de criação de Web Sites, passando pela indústria, pelo comércio e pela prestação de serviços, os quais sempre preferem contratar estes profissionais para atuarem diretamente nas atividades da área ou, indiretamente, deslocados em funções congruentes.

Áreas de Atuação
I – Centros de Processamento de Dados
II – Departamento de Informática de Empresas
III – Prestadoras de Serviços em Redes
IV – Software Houses
V – Lan Houses
VI- Lojas e Revendas de Equipamentos
VII – Escritórios de Profissionais Liberais e Autônomos
VIII – Escritórios em Geral
IX – Escolas de Informática
X – Comércio e Indústria

Funções Exercidas
I – Auxiliar de Serviços de Informática
II – Técnico de Help Desk
III – Operador de Informática
IV – Técnico em manutenção de Hardware
V – Instrutor de Informática
VI – Técnico de Redes
VII – Projetista e/ou Administrador de Redes
VIII – Projetista e/ou Administrador de Banco de Dados
IX – Programador de Sistemas
X – Programador de Manutenção
XI – Analista de Sistemas
XII – Analista de Suporte, entre outras possibilidades.

Requisitos de Acesso
I – O aluno deve apresentar comprovante de conclusão ou de que está cursando Ensino Médio, para ingressar no Curso Técnico em Informática.
II – A inscrição nos módulos posteriores está condicionado à existência de turmas e de vagas e, ao atendimento da comprovação da escolaridade exigida (Diploma/Certificado de Ensino Médio; Atestado de que está cursando o Ensino Médio ou um curso superior).
III – A efetivação da matrícula ocorre após o atendimento dos requisitos de ingresso e da apresentação da documentação exigida.

Objetivos
O Curso Técnico em Informática tem por objetivos:
I – Formar técnico em informática, com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, voltado para as atividades de projeto, programação e operação de sistemas, em computadores isolados ou em redes, montagem e manutenção de microcomputadores e sites para internet.
II – Proporcionar às indústrias, ao comércio e ao setor de serviços da região a possibilidade de compor um corpo técnico qualificado, capaz de executar com eficiência as atividades pertinentes à área de informática.
III – Qualificar jovens e adultos, para promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, com conhecimentos e habilidades gerais e específicas, a fim de se construir o exercício consciente da cidadania.
IV – Capacitar os alunos para o desenvolvimento de softwares comerciais com a utilização de modernas ferramentas, apresentando proposta de soluções inovadoras
V – Desenvolver no egresso o raciocínio lógico e a capacidade de pensar em diferentes soluções para os problemas apresentados, sistematizando-as em ordens e em instruções operacionais, com o auxílio de linguagens de programação.
VI – Desenvolver o espírito crítico, empreendedor, de risco e de iniciativa do aluno, para que ele possa identificar e gerenciar novas oportunidades de trabalho e de geração de renda, em uma sociedade em constantes mudanças e em acelerado avanço tecnológico.
VII – Suprir a deficiência de profissionais habilitados na área de Técnico em Informática na cidade e na região.
VIII – Dotar o técnico de conhecimentos instrumentais que lhe permitam migrar futuramente para outras ferramentas que venham a substituir as atuais.
IX – Preparar o egresso para a utilização de diferentes ferramentas na Internet, possibilitando o desenvolvimento de ferramentas estáticas e dinâmicas para a WEB e a elaboração de projetos e de sistemas voltados ao comércio eletrônico, alavancando o conhecimento necessário dos protocolos e das ferramentas disponíveis no mundo da Internet, bem como o foco nas constantes inovações tecnológicas.

Perfil Profissional de Conclusão
As competências profissionais gerais do Curso Técnico em Informática são:
I – Identificar o funcionamento e o relacionamento entre os componentes de computadores e de seus periféricos.
II – Instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e softwares.
III – Identificar origens e falhas no funcionamento de computadores, de periféricos e de softwares, avaliando seus efeitos.
IV – Analisar e operar os serviços e as funções de sistemas operacionais.
V – Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário.
VI – Desenvolver algoritmos, por meio de divisão molecular e de refinamentos sucessivos.
VII – Selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais.
VIII – Aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software.
IX – Identificar arquiteturas de redes.
X – Reconhecer meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede.
XI – Compreender os serviços de administração de sistemas operacionais de rede.
XII – Identificar a arquitetura de redes e de tipos, de serviços e de funções de servidores.
XIII – Organizar a coleta e a documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos.
XIV – Avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários.
XV – Executar ações de treinamento de suporte técnico.

Ao concluir o Curso Técnico em Informática o aluno terá construído um Perfil Profissional que abrange as seguintes habilidades:
I – Traduzir, interpretar e conhecer os principais termos técnicos da língua inglesa utilizados na área da informática.
II – Identificar o funcionamento e o relacionamento entre componentes de computadores e de seus periféricos.
III – Operar o computador e entender o funcionamento da arquitetura básica dos computadores.
IV – Aplicar os princípios básicos dos Sistemas Operacionais, bem como trabalhar os diferentes sistemas operacionais e aplicativos em ambientes híbridos.
V – Conhecer e manipular aplicativos, como planilhas eletrônicas e editores de textos, para a solução de problemas.
VI – Detectar os principais tipos de redes em funcionamento, suas topologias, protocolos e meios físicos de transmissão;
VII – Desenvolver projetos e montagem de redes locais;
VIII – Reconhecer os principais problemas de segurança em uma rede e sugerir medidas preventivas.
IX – Compreender os elementos relacionados com o desenvolvimento da pesquisa científica e a metodologia, para a produção e para a publicação do relatório científico.
X – Produzir e interpretar dados estatísticos e matemáticos, bem como desenvolver a capacidade de raciocínio, compreensão, questionamento e interpretação, a partir de levantamentos e/ou execução de tarefas pertinentes à área profissional.
XI – Desenvolver no aluno a lógica de programação, fazendo com que ele consiga desenvolver algoritmos para os mais variados problemas.
XII – Utilizar técnicas de programação que visam a capacitar o aluno a utilizar as ferramentas disponíveis no mercado, para o desenvolvimento de sistemas de uso geral e específico, bem como utilizar Ambientes de Programação Visual, para o desenvolvimento de sistemas comerciais.
XIII – Entender o funcionamento de um banco de dados, construir modelos de dados, interpretando e analisando o resultado da modelagem destes, construir SGBD voltados a empresas de pequeno e de médio porte, com exploração dos principais recursos/ferramentas existentes para este fim.
XIV – Montar e configurar computadores de uso pessoal.
XV – Utilizar ferramentas de modelagem para o desenvolvimento de análise e de projeto de sistemas, bem como a documentação do mesmo.
XVI – Usar, de forma otimizada, as ferramentas disponíveis para o desenvolvimento de aplicativos para WEB.
XVII – Verificar aspectos fundamentais da Contabilidade, envolvendo: patrimônio (bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido), relacionando com sistemas informatizados.
XVIII – Liderar e coordenar equipes de trabalho na execução das atividades.
XIX – Promover clima de trabalho adequado às relações interpessoais, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.

O Curso Técnico em Informática compreende uma estrutura curricular organizada em módulos, planejada de forma sequencial. O Curso possui uma organização curricular própria, mantendo articulação entre um módulo e outro, com flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização. Estes mesmos princípios norteiam as atividades dentro dos módulos, estando os professores e alunos sempre interagindo com o objetivo de alcançar competências comuns do módulo, essencial para que ao final do curso tenha-se um profissional qualificado dentro das competências estabelecidas. O curso acontecerá com vagas disponíveis para 40 alunos e a matrícula deverá ser realizada no início de cada módulo.

Conheça a grade curricular e o plano de curso aqui.

Coordenador: Fernando Krein Pinheiro
Email: pinheiro@fema.com.br

Professores:
Denis Faoro
Elias Knebel
Fernando Krein Pinheiro
Ivo Ilario Zwick
Jorge Luiz Ferreto
José Luís Schiavo
Margel Peretto
Maxlan Maximiliano Roa
Rodrigo Schieck
Rosinêz Fátima da Luz
Vitor Hugo de Souza
Wilson Nei Gonçalves

Contatos

Unidade I e II:
Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III:
Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV:
Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Instagram

  • Curso Superior em Gesto de Recursos Humanos  Vestibular FEMAhellip
  • Dia do Bem no Parque de Exposies FoiLindo
  • FEMINHA  Doura de Lugar Aceitamos crianas a partir dehellip
  • Curso Superior de Direito  Vestibular FEMA  ingresso porhellip
  • orgiel Lippert foi um dos primeiros inscritos no Vestibular dehellip
  • Curso Superior em Gesto de Recursos Humanos  Vestibular FEMAhellip
  • Curso Superior de Cincias Contbeis  Vestibular FEMA  ingressohellip
  • A Gratido TRANSFORMA e vai muito alm do Muito Obrigado!hellip
  • Corre conferir httpsgooglw55ds7

Assine nossa Newsletter