Gestão e Controladoria
 /  Gestão e Controladoria

APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Pesquisa, de Pós-Graduação e de Extensão – NPPGE apresenta a edição eletrônica da Revista FEMA Gestão e Controladoria – Ano 6, n. 1 -, das Faculdades Integradas Machado de Assis, compartilhando com seus leitores oito contribuições relativas a pesquisas científicas realizadas em âmbito de Graduação e Pós-Graduação.
Os artigos resultantes de relatórios investigativos preconizam os eixos temáticos presentes no Projeto Pedagógico Institucional – PDI/FEMA, direcionando-se, principalmente, à educação e às políticas sociais, ao desenvolvimento regional sustentável, à gestão e ao desenvolvimento das organizações, além da gestão da tecnologia da informação e da inovação tecnológica.
O artigo A Contribuição do Líder Interligada à Motivação da Equipe nas Organizações, de Fernando Artur Munieweg e de Liliana Gessi, inicia este compêndio. Os autores tratam do estudo de como o líder contribui fortemente para a motivação das pessoas, sendo protagonista para motivar e reter os talentos dentro da organização. Para fundamentar a pesquisa de cunho teórico, utilizam-se de Chiavenato, Bergamini, Marras, Vergara, entre outros, abordando em seis tópicos respectivamente os aspectos da gestão, de conceitos e de teoria dos estilos de liderança na formação da equipe e na motivação das pessoas.
O segundo texto, A Influência do Clima Organizacional nas Relações de Trabalho, de autoria de Elaine Clair Alcantara e de Janice Walter, focaliza a influência do Clima Organizacional nas relações de trabalho, analisando a satisfação de resultados em um escritório do ramo contábil. O estudo proposto se justifica porque ganha maior importância no ambiente de trabalho na atualidade, traz benefícios tanto para a instituição como para os trabalhadores que nela atuam, tudo será realizado através de uma pesquisa qualitativa, contando com o suporte de autores como Chiavenato, Daft, Bergamini e Coda.
No artigo A Mediação como Alternativa na Resolução de Conflitos, Fabiana Fátima Machado Freitas e Anna Walkiria de Camargo analisam esse instituto, considerando que a reflexão sobre o tema mostra-se indispensável ao desenvolvimento social mais saudável, que visa, verdadeiramente, a diminuir as relações conflituosas, não por meio de imposição ou obrigação irrevogável, mas sim, pela própria vontade das partes. Acreditam que a forma de conduzir situações de conflito é essencial para as pessoas e as organizações, pois, dos diferentes interesses das partes envolvidas e das diferentes formas de administrá-los, é que nascem as oportunidades de crescimento mútuo.
Importância da Logística na Economia Globalizada é uma contribuição de Cristiano Arenhardt, Josier Rodrigo Fernandez, Luis H. dos S. Carvalho, Luiz Adriano da Silva e Lauri Aloisio Heckler. O artigo discute o comércio internacional e as necessidades do mercado competitivo. Defendem que, para um sistema logístico obter um diferencial competitivo, o mesmo precisa apresentar uma estrutura portuária eficiente. Percebem, por meio do estudo, a importância da logística na economia global como diferencial competitivo e a importância de um sistema portuário que atenda às demandas de mercado. Modificados em núcleo da cadeia logística, os portos têm apresentado profundas mudanças, que englobam desde a sua organização de espaço até as relações de capital de trabalho.
O Dano Existencial segundo o Entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, das autoras Cláudia Adriana Sampaio e Anna Walkiria Lucca de Camargo, estuda o dano existencial, mais precisamente no que tange aos seus reflexos na vida do trabalhador, bem como o posicionamento do Tribunal Superior do Trabalho em relação a esse tema tão relevante. Defendem que o dano existencial causa impactos demasiadamente negativos na vida do trabalhador, atingindo inclusive seu direito constitucional inerente à dignidade da pessoa humana, problema que deve ser evitado por meio da gestão trabalhista adequada, com vistas a valorizar os recursos humanos.
O Esocial e a Adaptação Empresarial da Implantação desse novo Sistema Governamental em uma Empresa do Ramo Metalúrgico é um trabalho de Aline Alessandra Bertoldi e Janice Walter que tem por escopo expor o conceito do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e quais seus principais impactos empresariais de sua implantação. Justificam a importância do estudo, porque o uso dessa ferramenta trará aperfeiçoamento e benefícios, com a redução de custos na emissão e armazenamento de documentos.
Outro artigo apresentado é sobre Plano de Cargos e Salários, de Lisiane Denise Martins e Cátia Guadagnin Rossa. O trabalho estuda planos de cargos e salários, seus benefícios de implantação e administração em uma empresa, perquirindo em que medida pode beneficiar a organização e seus colaboradores. As pesquisadoras verificam que uma instituição empresarial que apresente um plano que valorize seus funcionários, é capaz de retê-los e proporcionar o desenvolvimento profissional dos mesmos, bem como resolver conflitos entre os funcionários por meio de uma gestão mais transparente e justa.
Por fim, apresenta-se o texto Processo de Turnover: um estudo de caso no segmento de mercado de uma cooperativa da Região Noroeste do Estado, de Adriane Margarida Tramm e Márcia Adriana Dias Kraemer. As pesquisadoras expõem o resultado de um estudo que investiga em que medida a Gestão de Recursos Humanos da Cooperativa Mista São Luiz Ltda estabelece estratégias para tratar os possíveis efeitos do turnover no segmento de mercado da organização. Analisam a teoria acerca da gestão de empresas, em específico sobre o fenômeno delimitado, com a finalidade de compreender os fatores que determinam a rotatividade de pessoal presente nos processos de seleção institucional.
Logo, por meio dos artigos científicos descritos, entende-se que a Revista FEMA Gestão e Controladoria propõe experiências de ensino, de pesquisa e de extensão, com elos disciplinares e interdisciplinares, atingindo a cientificidade esperada pela comunidade acadêmica.

Prof.ª Dr.ª Márcia Adriana Dias Kraemer
Membro da Comissão Editorial da Revista Gestão e Controladoria
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa,Pós-Graduação e Extensão – NPPGE/FEMA

FONE: (55) 3511-3800
E-MAIL: secretariafaculdades@fema.com.br
ENDEREÇO:
Unidade I: Rua Santos Dumont, nº 820, Centro, Santa Rosa – RS CEP: 98900-000
Unidade II:Rua Santa Rosa, nº 536, Centro, Santa Rosa – RS CEP: 98900-000
Unidade III: Rua Santa Rosa, nº 902, Centro, Santa Rosa – RS CEP: 98900-000

1 ÁREAS DE CONHECIMENTO

1.1 ADMINISTRAÇÃO

1.2 CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1.3 RECURSOS HUMANOS

1.4 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1 LINHAS DE PESQUISA

1.1 DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

1.2 EDUCAÇÃO E POLÍTICAS SOCIAIS

1.3 EXPERIÊNCIA JURÍDICA NA CONTEMPORANEIDADE

1.4 GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

1.5 GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE ORGANIZAÇÕES

1.6 GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Contatos

Unidade I – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade II – Rua Santa Rosa, 536.
Unidade III – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
Unidade IV – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.

Suporte Online

Instagram

  • Segunda turma do Curso Tcnico de Enfermagem Ainda restam algumashellip
  • Parabns Profissionais de RH!
  • Vestibular FEMA!  Amanh  o ltimo dia de inscriohellip
  • J  formado? No perca essa oportunidade Vestibular FEMA! hellip
  • Feliz Dia dos Namorados
  • Rafael Coelho representa nesta campanha de Vestibular de Inverno ohellip
  • Lindos coraes na aula de bal com a professora Cassinelihellip
  • Fique atento aos prazos! PROUNI
  • Terceiro Shadowland

Assine nossa Newsletter