Conheça o Curso – Fundação Educacional Machado de Assis
Conheça o Curso
 /  Conheça o Curso

Características do Curso
Titulação: Bacharel em Administração
Vagas: 100 vagas anuais, sendo 50 vagas para o 1º semestre e 50 vagas para o 2º semestre.
Duração: 4 anos (8 semestres)
Carga Horária: 3.000 (três mil) horas

Histórico
A sociedade, ao passar de um sistema eminentemente agrário para a industrialização, depara-se com a necessidade de administrar os negócios. Entretanto, a falta de pessoas qualificadas e de métodos eficientes para obter uma gestão adequada das suas organizações mostra outra realidade. Faz-se, então, necessário analisar e projetar as mudanças que estão ocorrendo e incentivar instituições e centros para proporcionar oportunidades de qualificação às pessoas. Surgem, assim, os sistemas escolares para a formação de profissionais em diversas áreas, inclusive em administração.
A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional, por meio do planejamento, da organização, da direção e do controle de todos os esforços realizados em áreas e níveis da organização, diversas, a fim de alcançar os objetivos, tanto organizacionais como pessoais.
O ensino de Administração no Brasil começa na década de quarenta, para atender às exigências de mercado que cada vez mais apresentam a necessidade de ter uma mão-de-obra profissional. A regulamentação da profissão do administrador ocorre em 09 de setembro de 1965, com a Lei 4.769, que estabelece a denominação de “técnico de administração”. Tal nomenclatura modifica-se em 13 de junho de 1985, com a Lei 7321, estabelecendo, para o profissional, a designação de “administrador de empresas”.

O Curso de Administração
O curso de Administração, com linha de formação específica em Empreendedorismo das Faculdades Integradas Machado de Assis, possui uma carga horária de 3.000 horas de atividades acadêmicas obrigatórias, dividida em quatro anos.
A FEMA tem uma preocupação muito forte em relação à formação profissional dos acadêmicos, oferecendo semestralmente apenas 55 vagas para o turno noturno. Proporciona, dessa forma, um acompanhamento mais direto a todos os acadêmicos.
Registra-se uma procura maior a cada semestre pelo curso de Administração com formação específica em empreendedorismo das Faculdades Integradas Machado de Assis, conforme o número crescente de inscritos nos processos seletivos, sendo resultado de um trabalho sério, dedicado, competente e de muita boa qualidade da Direção, da Coordenação e de seus professores.
Por isso, a FEMA objetiva formar administradores de alto nível, com formação específica e geral, por meio de diversas atividades complementares para a construção de seu conhecimento, como exemplo: convênios de intercâmbio cultural com Universidades da Argentina e do Paraguai; elaboração e apresentação de artigos científicos; trabalhos de pesquisas bibliográficas; atividades práticas em organizações; elaboração de projetos e relatórios de estágio; participação em palestras e em eventos culturais; criação da Revista Científica FEMA: Gestão e Controladoria para publicar trabalhos científicos dos professores e dos alunos, entre outras atividades extracurriculares.

Objetivos

Objetivo Geral
Contribuir na formação de futuros profissionais com condições de desempenhar as atividades inerentes à Administração com formação específica em Empreendedorismo, desenvolvendo competências e capacidades frente às transformações nos mercados, contribuindo com a competitividade e sustentabilidade exigida pelas empresas.

Objetivos Específicos
A viabilização do objetivo geral concretizar-se-á por meio dos objetivos específicos a seguir propostos:
I – Criar condições conceituais e técnicas para a compreensão da importância da visão e do raciocínio estratégico na definição e implementação dos princípios básicos da administração e gerência;
II – Oportunizar estratégias de formação profissional que o levem a pensar e repensar o contexto geral dos negócios no mercado nacional e internacional, articulados com o desenvolvimento sustentável, a ética e responsabilidade social, e atuando com princípios de renovação e atualização constante, ensejando confiança, cooperação, ética nas relações interpessoais e empresariais;
III – Possibilitar o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização, no dia-a-dia dos instrumentos e das técnicas modernas de gestão e de administração;
IV – Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente, de modo que a formação proposta e as novas formas de procedimentos decorrentes sejam uma constante na vida profissional e no ambiente das organizações;
V – Oportunizar aos acadêmico(a)s a elaboração e execução de planos de desenvolvimento, visando melhoria na qualidade de vida e sobrevivência das organizações no contexto global, e estimular o espírito empreendedor;
VI – Entender o papel estratégico da Administração na definição para os mais diferentes tipos de organizações;
VII – Incentivar a adoção de novas atitudes e práticas de novos comportamentos que possibilitem a transferência do aprendizado para o desenvolvimento grupal no âmbito das organizações.

Perfil do Egresso
O curso de Administração da FEMA com formação específica em empreendedorismo e inovação visa formar profissionais com sólidos conhecimentos sobre as teorias da administração, postura ética, capacidade de reflexão e de raciocínio lógico sobre as organizações para provocar e conduzir mudanças que contribua para o desenvolvimento das organizações e das pessoas que a integram, por meio de uma postura empreendedora com ênfase na inovação e nas relações interorganizacionais.
O profissional formado em Administração desenvolverá habilidades e competências para atuar nas diversas áreas da administração, bem como empreender em negócios de terceiros ou no seu próprio negócio. Ainda poderá atuar como facilitador, por provocar mudanças, orientar as pessoas, estimular a mudança de atitudes e comportamentos e a renovação da cultura organizacional.

Contatos

SANTA ROSA - RS
Unidade I e II:
Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III:
Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV:
Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Instagram

No images found!
Try some other hashtag or username

Assine nossa Newsletter