Conheça o Curso
 /  Conheça o Curso

O Curso
A influência mais significativa, nas organizações empresarias, nos últimos anos, é a rápida transformação nas formas de estruturar e de utilizar os Sistemas de Informação. Visto como um componente estratégico, que automatiza processos organizacionais, é fonte de vantagens competitivas, construindo-se por meio da análise de cenários, bem como do apoio ao processo de decisão e de implementação de novas estratégias de negócios.
Crescendo a necessidade de captar, de gerenciar, de armazenar, de processar e de transmitir a informação, enfatiza-se a assertiva de que a informação correta, se fornecida à pessoa certa, de forma correta e no tempo certo, pode melhorar e assegurar a eficiência organizacional. Nesse aspecto, com a evolução das tecnologias, estão crescendo vertiginosamente as necessidades nas organizações de ter um Sistema de Informação, para que este possa auxiliar as instituições a tornarem-se mais competitivas, em um mercado  globalizado.
Nesse prisma, o papel do profissional em Gestão da Tecnologia da Informação – TI também sofreu mudanças: antes visto como um especialista dedicado ao âmbito das tecnologias, hoje é requisitado como um consultor para todas as áreas funcionais. Este profissional deve ser competente para transformar o potencial dos Sistemas de Informação em uma ferramenta de suporte consistente à toda a empresa. O grande desafio para ele será o de ir além do simples conhecimento da tecnologia e das habilidades dos Sistemas de Informação, lançando ideias relacionadas ao papel maior dos sistemas dentro das corporações.
O profissional de TI precisa conhecer a sua área com mestria, mas também deve ter perfil de gestor para poder conciliar as necessidades da organização e agir de forma sistêmica dentro da empresa. Dessa forma, o egresso do Curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação pode atuar nas empresas em diversos setores e em diversas áreas, pois a Gestão dos Sistemas de Informação, hoje, faz-se necessária em qualquer serviço prestado ao mercado consumidor.
A formação concentra-se nos aspectos gerenciais da tecnologia, nos métodos, nas ferramentas e nos processos de gestão, com uma visão estratégica das organizações e do uso dos sistemas de informação a seu serviço. É importante destacar que não é pretensão do curso formar técnicos ou especialistas em tecnologias específicas e, sim, capacitá-los para o adequado gerenciamento das tecnologias da informação em geral.
Com efeito, o curso insere-se nas finalidades institucionais da Fundação Educacional Machado de Assis e da missão de formar com qualidade acadêmica, com inserção e com responsabilidade social, balizadas pela ética profissional.

Características
TITULAÇÃO: Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação
VAGAS: 55 vagas, ofertadas em processo seletivo único.
DURAÇÃO: 3 anos (6 semestres).
CARGA HORÁRIA: 2.000 (duas mil) horas/aula, mais 160 (cento e sessenta) horas de estágio supervisionado.

Objetivos
Este curso tem por objetivo precípuo transmitir um conjunto de conhecimentos e de domínios sobre metodologias, ferramentas, procedimentos e políticas relacionados à aplicação da tecnologia da informação nas organizações, desenvolvendo as competências e as habilidades gerenciais que capacitam o aluno a contribuir na gestão estratégica da informação, das tecnologias e dos métodos que suportam o processamento nas organizações.

Em termos específicos, o curso pretende:
I – sensibilizar os participantes para o papel estratégico dos recursos da informação e da tecnologia nas organizações;
II – possibilitar o conhecimento, a compreensão e o domínio das formas de aplicação da Tecnologia da Informação;
III – incentivar a utilização das ferramentas básicas da administração na gestão da informação e da tecnologia.
IV – estimular os participantes do curso para a elaboração e a execução de projetos de implantação de Tecnologias da Informação, visando a contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços e de produtos da organização.
V – contribuir para a geração e para a disseminação dos conhecimentos tecnológicos e gerenciais que possibilitam ao aluno conduzir e/ou participar de projetos, de programas e de atividades de aplicação da Tecnologia da Informação, com qualidade e segurança.
VI – desenvolver a capacidade de autoaprendizagem do aluno.
VII – instaurar a necessidade da busca de novos conhecimentos, de forma crítica e constante.
VIII – preparar talentos humanos capazes de contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento econômico da comunidade em que se insere, por meio da formação empreendedora.

Áreas de Atuação
O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação estará apto para atuar em funções relacionadas à aplicação da tecnologia da informação, tais como:
I –  Gerência/coordenação da área de informática.
II – Implantação de sistemas de informação.
III – Suporte ao usuário.
IV – Consultoria em sistemas de informação.
V – Planejamento, organização e controle administrativo do setor de informática.
VI – Treinamento em informática.
VII – Estudos em âmbito de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

Perfil do Egresso
Com base nas novas exigências de profissionalização, ocasionadas pelas transformações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação adota uma proposta de formação como solução indicada para o desenvolvimento de competências atualmente exigidas dos profissionais.
Trata-se da qualificação real do acadêmico, compreendida como um conjunto de competências e de habilidades, de saberes e de conhecimentos, que provêm de várias instâncias, tais como: da formação geral (conhecimento científico); da formação profissional (conhecimento técnico); e da experiência social e de trabalho (qualificações tácitas).
O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação deverá apresentar, ao final do curso, competências e habilidades relacionadas à aplicação da Tecnologia da Informação nas organizações e habilidades de gerenciamento dos recursos relacionados a projetos de informatização. A seguir, são destacadas as competências e habilidades a serem alcançadas.

I – Administrar recursos e sistemas em ambientes informatizados, com qualidade, produtividade e segurança.
II – Desenvolver projetos de implantação e de adoção de tecnologias da informação, alinhados aos interesses do negócio.
III – Gerenciar com eficiência os serviços de manutenção e de atendimento de usuários de Sistemas Informatizados.
IV – Ser capaz de analisar situações e contextos, propondo o uso adequado de metodologias e Tecnologias da Informação, bem como as ferramentas de auxílio à solução de problemas organizacionais.
V – Aplicar metodologias para a seleção e para a implantação de sistemas de informação com eficiência.
VI – Planejar, organizar e implantar rotinas de trabalho relacionadas aos processos de gestão da tecnologia da informação, de modo a garantir boa produtividade da área de TI e bom aproveitamento dos recursos nela aplicados.
VII – Ter condições de elaborar estudos, planos e projetos de otimização dos serviços de TI na organização.
VIII – Ser apto a contratar, com eficácia, serviços terceirizados, gerindo-os adequadamente.
IX – Conseguir tomar decisões, ou promovê-las, relativas à adoção de TI e/ou a processos por ela mediados.
X – Promover a organização da função TI na instituição, seja ela disposta em departamento, em setor ou terceirizada.
XI – Adotar postura ética e responsável, de respeito aos valores definidos pela organização e pela sociedade.
XII – Ser empreendedor, com habilidade de identificar novas oportunidades, de formular e de implementar ações orientadas, para atingir os fins de modo criativo e inovador.
XIII – Poder influenciar, estimular e mobilizar positivamente as pessoas, para o alcance dos objetivos propostos.

Fluxo-Nedisson-Representação-gráfica-

Contatos

Unidade I e II:
Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III:
Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV:
Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Instagram

  • NOVO CURSO Tcnico em Agronegcio  Matrculas na Unidade Ihellip
  • Enfermagem  na FEMA  Recebemos uma excelente notcia nahellip
  • Curso Superior em GESTO DA TI  Vestibular FEMA hellip
  • Fazer uma faculdade pode mudar sua vida Que tal darhellip
  • orgiel Lippert foi um dos primeiros inscritos no Vestibular dehellip
  • A Gratido TRANSFORMA e vai muito alm do Muito Obrigado!hellip
  • Vestibular FEMA  ingresso por mrito  3 formas dehellip
  • J decidiu seu curso para o ano que vem? Temoshellip
  • FEMA  patrocinadora oficial do show de Jorge e Mateushellip

Assine nossa Newsletter