Conheça o Curso
 /  Conheça o Curso

Histórico
A contabilidade é tão remota quanto o homem que pensa. Estudos mostram que há mais de 20.000 anos surgiram observações do homem em relação a suas provisões que eram sua riqueza patrimonial. A qualidade e a quantidade das reservas de utilidades, quer de caça, quer de colheitas, foram elementos que o homem notou como algo distinto, como conquista de seu trabalho. Essa observação empírica produziu, também, a ideia originária de coisa que se pode dispor para obter utilidade, como meio apto para suprir necessidades, ou seja, o “patrimônio”.
Com o uso da arte, o homem primitivo passou a evidenciar a riqueza patrimonial que detinha em inscrições nas paredes das grutas: o desenho do animal ou da coisa representava a natureza da utilidade que o homem primitivo havia conquistado e guardara; os riscos que se seguiam ao desenho, denunciavam a quantidade existente.
Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade datam de aproximadamente 6.000 a 4.000 a.C., entre a civilização sumério-babilônica, por meio de registros feitos em pedaços de argila, com técnica apurada. Nessa época, o comércio já era intenso, o controle religioso sobre o Estado, grande e poderoso, daí derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, também, o desenvolvimento da escrita contábil.
A necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi o principal motivo para o seu desenvolvimento. O surgimento do capitalismo deu impulso definitivo à preponderante importante disciplina, potencializando seu uso e aumentando a sua eficácia.

Objetivos
O Curso de Ciências Contábeis da FEMA tem por objetivo formar bacharéis em Ciências Contábeis, com postura gerencial para atuação no vasto campo de aplicação da contabilidade nas empresas privadas e nas entidades públicas.

Perfil do Egresso
O Bacharel em Ciências Contábeis deverá estar capacitado para pesquisar, analisar e discernir, com muito bom senso, todo o sistema de informações econômico-financeiras e patrimoniais das entidades.
A preocupação maior é a formação de um profissional de contabilidade altamente qualificado, com condições de satisfazer as exigências do mercado de trabalho, sendo participativo, responsável, compromissado, empreendedor, criativo e crítico, de fácil adaptação às constantes mudanças e transformações na área econômica e na social.
O profissional deverá, em todos os momentos, estar à altura do desempenho de sua atividade, com postura de conhecimento técnico e social; exercer com competência e responsabilidade a função social que corresponda ao que dele a comunidade espera. São solicitações cabíveis ao profissional de Ciências Contábeis:
I – Atributos de natureza humana: senso de responsabilidade; capacidade de desenvolver um pensamento crítico; capacidade de discernimento para julgar e optar em situações de alternativas; agilidade de raciocínio e criatividade; qualidade de qualquer ação de responsabilidade própria; autoavaliação de capacidade e de naturais limitações.
II – Atributos de natureza social: espírito de equipe; capacidade de envolvimento e de participação em iniciativa de interesse comum; disponibilidade para cooperar no equacionamento de problemas e na busca de soluções que satisfaçam objetivos profissionais comuns; capacidade de desenvolver críticas construtivas e de evitar críticas meramente negativas; desenvolver a consciência de sua real capacidade, para contribuir para o bem do grupo, da organização ou da sociedade; capacidade de gerenciar pessoas.
III – Atributos de natureza profissional: ampla visão de conjunto da área de conhecimento abrangida pela profissão; domínio mais aprimorado de algum campo específico dentro dessa área (ex.: Contabilidade Pública, Custos, Controladoria, etc.); domínio de práticas contábeis de uso internacional; conhecimento de aspectos contábeis pertinentes a blocos sócio-econômicos ou geo-políticos específicos; preocupação em se manter atualizado em áreas sujeitas a alterações; capacidade de avaliação judiciosa do fator custo/benefício; atenção à correção de seus atos e com a precisão de suas avaliações; capacidade de administrar adequadamente o cumprimento de cronogramas, de prioridades e de prazos estabelecidos; e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das entidades.
O Profissional Contábil deverá estar treinado e habilitado na extensão do seu necessário envolvimento, como requisito mínimo nos assuntos econômicos, tributários, organizacionais e comportamentais. Deve direcionar as conclusões da lógica contábil sempre respaldado por princípios e por normas técnicas, propiciando espaço à propalada interpretação da condição, da qualidade e do valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio pode ser tomada sem os dados contábeis e somente o Profissional Contábil dispõe de preparo técnico para com tais dados disponibilizar a verdade patrimonial e a direção dos negócios.

Contatos

SANTA ROSA - RS
Unidade I e II:
Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III:
Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV:
Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Instagram

  • FEMA  lugar para estudar trabalhar e ser FELIZ
  • SemeAndo Sonhos! Nossa escola ESPALHA amor e proporciona momentos felizes
  • E voc j semeou hoje? Semeie o NOVO todos os
  • Leva no CORAO o que te faz viver sorrir e
  • Aulas PRESENCIAIS de qualidade em todas as reas do CONHECIMENTO
  • Juntos somos melhores! O melhor da vida  quem divide
  • A melhor poca do ano chegou Inspirese!
  • Gentileza  Atitude que transforma    FEMA SantaRosa
  • Balinhas da Inspirao Porque a gente precisa o tempo todo

Assine nossa Newsletter