Projetos da FEMA são expostos no Fantástico Mundo da Matemática
 /  Escola Técnica / Noticias 2019 / Projetos da FEMA são expostos no Fantástico Mundo da Matemática

Projetos da FEMA são expostos no Fantástico Mundo da Matemática

Os três primeiros níveis de Ensino da FEMA, Educação Infantil e Fundamental I e II, apresentaram projetos significativos ao público visitador da 1ª Feira Regional de Matemática – O fantástico Mundo da Matemática, realizada nesta sexta-feira (30), na UNIJUÍ, reunindo instituições públicas e privadas em torno de ações diferenciadas no ensino da ciência exata.

 

As Diversas Formas de Aprender: a matemática por meio do brincar. Este foi o projeto exposto pela Escola de Educação Infantil FEMINHA, baseado em atividades que envolvem alunos da pré-escola, 29 crianças de duas turmas, com idade entre 5 e 6 anos. Durante o primeiro semestre deste ano, em atividades interdisciplinares, o projeto proporcionou vivências significativas às crianças participantes.

Através das atividades ilustradas com material reciclável, os pequenos aprendizes puderem conhecer melhor o conceito de números para compreender as quantidades que cada um representa; reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, contagens orais e as noções espaciais para utilizá-las em seu cotidiano.

As professoras executoras consideraram que a ‘criança é o centro do processo de ensino-aprendizagem e sabemos que ela não convive na neutralidade. Seu meio é rodeado por transformações, comparações e relações construídas através de experiências e experimentações, onde ela usa todos os seus sentidos como guia de descobrimento e significação. Provocar a busca pelo objeto do conhecimento, proporcionando os meios necessários para esta construção e ressignificação é o papel do educador”, justificam para execução do projeto que foi apresentado graciosamente na Feira por dois dos alunos contemplados, apoiados pelas professoras autoras, cativando os visitantes pela graciosidade das explicações.

As séries iniciais da FEMA participaram da Feira de Matemática com o projeto “Brincando com lego também se aprende matemática”, que envolve o 2º ano e o 5º ano do Ensino Fundamental, considerando que é essa é uma fase crucial da educação de uma criança com relação à aprendizagem da matemática. “É nesse período em que os alunos formam suas opiniões com relação à disciplina. E o lego entra como um facilitador da aprendizagem, além de propiciar aos alunos uma forma lúdica e prazerosa de aprender”, ressaltam.

As chamadas ‘pecinhas’ é um brinquedo surpreendente, pois, são blocos que se tornam uma rica ferramenta de aprendizagem, visto que têm tamanhos diferentes e uma variedade que permite encaixes criativos e variados. E com orientação precisa do professor utilizando lego, os alunos conseguem soluções muito mais fáceis para resoluções de problemas matemáticos por meio de cálculos.

Em sua fase inicial neste ano, o projeto alcançou quase 50 crianças de duas séries iniciais. Mas é uma ferramenta que vem sendo utilizada em todos os níveis de ensino da FEMA, inclusive na Graduação e em treinamentos, pelo leque de aplicabilidade que tem.

O terceiro projeto da FEMA exposto para a região através da Feira de Matemática tem como título A Matemática Financeira e a Educação para o Consumo: uma perspectiva diante a sociedade consumista. Baseia-se no fato de ser a Educação Financeira algo com aplicabilidade em muitas situações do cotidiano das pessoas e a questão do consumo exagerado de produtos uma grande preocupação.

A professora responsável pelo projeto explica que em experiência uma turma de 26 alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, na disciplina Educação Financeira, fez-se o estudo de consumo e consumismo através da apresentação de situações cotidianas vivenciadas por crianças e adolescentes juntamente a suas famílias.

Através do projeto a turma buscou compreender a educação financeira enquanto tema relevante diante a sociedade e, ao mesmo tempo, reflexiva no ambiente escolar enquanto se trabalhava o tema consumo e consumismo.

“A educação financeira trata como um indivíduo, uma família ou sociedade administra sua renda. O estudo das finanças envolve conceitos e técnicas fundamentais à existência de uma gestão eficiente da renda de uma família ou sociedade”, justifica.

Os três projetos da FEMA foram reconhecidos como destaque na Feira e receberam troféus. Os alunos representantes dos projetos receberam medalhas. Duas turmas da tarde prestigiaram a Feira, que ainda está avaliando os projetos expostos para fins de classificação.

 

 

Contatos

SANTA ROSA - RS.
Unidade I e II: Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III: Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV: Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Assine nossa Newsletter