Curso de DIREITO realizou AULA MAGNA – Fundação Educacional Machado de Assis
Curso de DIREITO realizou AULA MAGNA
 /  Faculdades / Noticias 2019 / Curso de DIREITO realizou AULA MAGNA

Curso de DIREITO realizou AULA MAGNA

“Violência contra a mulher: Por que ainda precisamos falar sobre isso?”

 

Acadêmicos, professores e profissionais da área participaram, no dia 19 de março, no Clube Concórdia, da Aula Magna do Curso de Direito, das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA). Com a temática “Violência contra a mulher: Por que ainda precisamos falar sobre isso?”, o evento contou com a presença da palestrante, Doutora Madgéli Frantz Machado. A palestrante é Juíza de Direito, Titular da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica contra a Mulher de Porto Alegre, Vice-Presidente Cultural da AJURIS, e vencedora do 3º Prêmio Donna Mulheres que Inspiram.

A magistrada, num primeiro momento, apresentou dados estatísticos sobre a desigualdade entre homens e mulheres, bem como sobre a violência contra as mulheres no Brasil. Em seguida, apontou as motivações que levam os agressores a cometerem o feminicídio, destacando o inconformismo com a separação, como sendo o principal motivo. Mais de 100 casos foram registrados no Brasil, apenas no mês de janeiro de 2019.

Na sequência, a Drª. Madgéli afirmou que a violência doméstica é produto da construção histórica e cultural. Explanou sobre as formas explícitas e implícitas de violência de gênero, como também os estereótipos e preconceitos presentes em tais relações.

Cumpre destacar que a palestrante é reconhecida no Brasil ser a idealizadora dos Grupos Reflexivos de violência contra a mulher. Conforme a doutora, nos referidos grupos são trabalhados com os agressores das vítimas de violência doméstica, com o intuito de compreendê-los e poder auxiliá-los na desconstrução comportamental machista e violenta, permitindo a reeducação dos mesmos.

E como desfecho, a doutora Madgéli concluiu que para combatermos a violência doméstica contra a mulher, deve haver uma mudança de olhar sob a mulher por meio da empatia, de maneira que o respeito passe a atuar como fio condutor das relações conjugais e sociais.

O evento contou com a presença do Diretor Administrativo da FEMA, Césio Carlos Albêa; da Coordenadora do Curso de Direito, Drª. Bianca Tams Diehl; do Representante da OAB – Subseção de Santa Rosa, o Presidente da Comissão de Prerrogativas dos Advogados, Dr. Renê Carlos Schubert Junior; dos Representantes da Prefeitura Municipal de Santa Rosa, o Secretário de Infra Estrutura Urbana, Rodrigo Valmor Burklam, e a Secretária de Desenvolvimento Social, Ivete Correa; do Juiz Federal de Santa Rosa, Dr. Rafael Lago Salapata; do Juiz de Direito da Comarca de Santa Rosa, Dr. Ruggiero Rascovetzki Saciloto; do Juiz de Direito da Comarca de Santo Cristo, Dr. Roberto Laux Júnior; do Comandante do 19º Regimento de Cavalaria Macanizada; Tenente Coronel Márcio Saldanha Walker; da Coordenadora do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher – Dirce Grös, Sra. Marta Elisa Rembold do Nascimento; acadêmicos, egressos, advogados, professores e comunidade.

A Coordenadora do Curso de Direito da FEMA, a Drª. Bianca Tams Diehl coordenou os trabalhos da mesa, na condição de debatedora.

 

Contatos

SANTA ROSA - RS Unidade I e II: Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820. Unidade III: Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902. Tel.: (55) 3511-9100. CEP: 98780-109 Unidade IV: Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219. Tel.: (55) 3512-6496. CEP: 98780-076 teste

Suporte Online

Assine nossa Newsletter