Turma de Ciências Contábeis comemorou 35 ANOS de FORMATURA – Fundação Educacional Machado de Assis
Turma de Ciências Contábeis comemorou 35 ANOS de FORMATURA
 /  Faculdades / Noticias 2018 / Turma de Ciências Contábeis comemorou 35 ANOS de FORMATURA

Turma de Ciências Contábeis comemorou 35 ANOS de FORMATURA

Egressos se reencontraram e reviveram o momento de entrega do diploma

 

Reencontro é a arte de um encontro especial, a oportunidade de reviver a lembrança de um sorriso, de estar com pessoas que nos faziam bem, de saber das conquistas e dos percalços, de matar a saudade. Um dia para ficar na história da FEMA e dos egressos da 11ª Turma do Curso de Ciências Contábeis das Faculdade Integradas Machado de Assis.

Assim foi o dia 15 dezembro de 2018, data do reencontro da turma que realizou a formatura 35 anos atrás, na data de 16 de dezembro de 1983. Essa turma ingressou no vestibular de 1980, que teve mais de 400 candidatos inscritos para 60 vagas, ou seja, 07 candidatos por vaga.

No mês de março de 1980 chegaram à FEMA os aprovados, iniciaram-se as aulas, e começou uma semana de integração, com desfile dos bixos, e a busca por conhecer os novos colegas. A turma era composta por mais homens do que mulheres, bem eclética, alguns jovens, outros nem tantos. Vinham de todas as áreas, estudantes recém-formados no ensino médio, bancários, militares, comerciários, agricultores, técnicos em contabilidade, mas todos com um único objetivo: obter em quatro anos o título de bacharel em Ciências Contábeis.

Assim como em todas as demais situações de nossas vidas, alguns ficaram pelo caminho, passaram em concursos ou abandonaram a formação. Mas, felizmente, a grande maioria chegou ao final e, após quatro anos, 55 cruzaram a linha de chegada. Após a formatura, os novos Bacharéis tomaram rumos diferentes, conquistaram o Rio Grande, o Brasil e o Mundo.

Durante o reencontro, os colegas compartilharam experiências de vida e reconheceram a importância da formação recebida na FEMA para a vida pessoal e profissional de cada ex-aluno. Exemplo dessa conquista é a trajetória profissional da egressa Elisete Pfitscher. “A FEMA foi um norte para a minha trajetória profissional, onde as lições dos professores deixaram um significado especial: que a vida é agora, faça sua parte e que aprender e ensinar nunca é demais. O curso de Ciências Contábeis foi decisivo na nossa trajetória profissional. Podemos dizer que tivemos sucesso espiritual, pessoal e profissional”, completou a bacharel, que casou com o colega Paulo. “Como única diretora até hoje do CSE da Universidade Federal de Santa Catarina do curso de Ciências Contábeis, pude repassar com carinho tudo o que aprendemos com os colegas e docentes da FEMA”, expressou emocionada.

A egressa Maidi Angst, que participou da organização do evento conta que desde o princípio tinham em mente que este reencontro seria especial, afinal são 35 anos de formatura. “Nos contatos com os colegas, consolidou-se o sentimento de que além de profissionais estavam ali pessoas com histórias, lutas e superações. A formação recebida na FEMA de uma ou outra forma marcou a vida de todos. O momento do reencontro confirmou tudo isto: foi cercado de muita emoção e alegria ao rever os colegas e mestres”, ressaltou.

O professor da época Jorge Peraça, também presente no reencontro, compartilhou de sua felicidade ao participar do evento. “O reencontro foi uma festa maravilhosa. Momentos de alegria, amizade e carinho. Comprovados que a sala de aula, relação professor-aluno, é muito mais que troca de informações. Ali se criam valores, como amizade, respeito e admiração. Tudo presente no nosso reencontro. Foi muito bom ter sido professor na FEMA”, finalizou.

O reencontro, que aconteceu na AABB em Santa Rosa, reuniu 31 bacharéis da 11ª Turma de Ciências Contábeis da Fundação Educacional Machado de Assis, familiares e amigos dos formandos, além do vice-diretor do curso de Ciências Contábeis na época, professor Celso José Martinazzo; e dos professores Edelmar Elói Barasuol, Pedro Primo Paulo Barili, Kunio Inamoto, José Albino Rohr e Jorge Augusto Peraça. Ainda, contou com a presença do atual presidente da FEMA, Danilo Polacinski; do diretor administrativo da FEMA, Carlos Césio Albêa; do diretor das Faculdades Integradas, Antonio Roberto Lausmann Ternes; e do coordenador do curso de Ciências Contábeis, Anderson Pinceta.

Para a FEMA, esse reencontro confirma que a Instituição de fato deixa marcas na vida das pessoas. “Ficou evidenciado o sentimento de gratidão no depoimento dos egressos. Sentimento esse relacionado ao conhecimento conquistado ao longo do curso e também ao desenvolvimento das competências humanas e comportamentais. Essas caraterísticas são próprias da formação proporcionada pela FEMA e se mantêm perenes desde a primeira aula já oferecida em um curso superior na FEMA”, finalizou Antonio Ternes, diretor das Faculdades Integradas Machado de Assis.

 

Contatos

SANTA ROSA - RS Unidade I e II: Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820. Unidade III: Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902. Tel.: (55) 3511-9100. CEP: 98780-109 Unidade IV: Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219. Tel.: (55) 3512-6496. CEP: 98780-076 teste

Suporte Online

Assine nossa Newsletter