Curso de Direito da FEMA participa de evento científico em universidade da região
 /  Faculdades / Noticias 2018 / Curso de Direito da FEMA participa de evento científico em universidade da região

Curso de Direito da FEMA participa de evento científico em universidade da região

A VI Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos, que integra o cronograma do evento Caminhos e Descaminhos da República, da Constituição e dos Direitos Humanos, realizada nos dias 11 a 12 de setembro, foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo/RS. O evento contou com a participação de acadêmico, egresso e professora do Curso de Direito da FEMA.

O acadêmico Guilherme Henrique Tavares Diniz (vinculado ao Projeto de Pesquisa: Estado, Direitos Humanos e Cooperação Internacional, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Sinara Camera), o egresso Gabriel Henrique Hartmann (vinculado ao Grupo de Estudos: A Constitucionalização do Processo Civil e o CPC/15, coordenado pelo Professor Ms. Renê Carlos Schubert Junior), e a professora Ana Paula Cacenote (vinculada ao Projeto de Pesquisa: Tutela Constitucional dos Direitos dos Vulneráveis, coordenado pela professora Bianca Tams Diehl) apresentaram trabalhos científicos em mesas temáticas compartilhadas com outros acadêmicos de várias outras instituições da região. Foi-lhes possível apresentar os resultados de pesquisa, ouvir os comentários das Bancas Examinadoras e debater aspectos teóricos e práticos dos objetos pesquisados com os demais participantes.

Para Guilherme, trata-se de momento importante de compartilhamento dos resultados advindos do projeto de pesquisa. “O projeto de pesquisa Estado, Direitos Humanos e Cooperação Internacional tem proporcionado uma gama de leituras que analisam sobretudo os desafios enfrentados pelo(s) Estado(s). É maravilhosa a oportunidade de compartilhar os resultados das pesquisas nele construídas. Partimos de uma base sólida formada por autores que realizam a análise crítica do Direito. Acredito que todos os acadêmicos deveriam participar da experiência revolucionária que é a pesquisa”.

Gabriel compreende a pesquisa como reformuladora de opiniões. “Através da oportunidade e do incentivo advindo da FEMA, expor alguns dos resultados de nossas pesquisas em eventos como estes, é gratificante. A apresentação da pesquisa em eventos de tamanha excelência, além de impulsionar a erudição, auxilia na evolução da pesquisa, mediante a troca de experiências com pesquisadores de áreas afins”, destacou.

De acordo com a Professora Ana Paula, “[…] a pesquisa científica tem uma contribuição importante na promoção da solidariedade, pois desperta no pesquisador, um olhar reflexivo e sensibilizador sobre os fenômenos da sociedade.”

A FEMA incentiva e apoia a pesquisa e a publicização dos resultados, que integrados ao ensino e à extensão, viabilizam aos acadêmicos e aos egressos um processo formativo sistêmico.

 

Contatos

SANTA ROSA - RS.
Unidade I e II: Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III: Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV: Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Assine nossa Newsletter