Qualidade e Segurança do Paciente foi tema do primeiro Seminário de Enfermagem da FEMA
 /  Faculdades / Noticias 2018 / Qualidade e Segurança do Paciente foi tema do primeiro Seminário de Enfermagem da FEMA

Qualidade e Segurança do Paciente foi tema do primeiro Seminário de Enfermagem da FEMA

Alunos e profissionais da área da saúde participaram, no dia 02 de agosto, no Clube Concórdia, da primeira edição do Seminário de Enfermagem das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA). Enfermeiras de Porto Alegre e São Paulo falaram sobre a temática “Qualidade e Segurança do Paciente: o cuidado centrado na pessoa”.

Primeiramente, a palestrante Luiza Daniel, pesquisadora do projeto Paciente Seguro, desenvolvido no Escritório de Projetos PROADI-SUS do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, fez uma rápida explicação sobre a trajetória do hospital e, depois, falou sobre procedimentos adotados para melhorar as ações desenvolvidas, uma vez que a segurança do paciente está diretamente ligada ao processo do trabalho. “O processo do trabalho é algo amplo, que vai desde a compra do medicamento até a sua administração”, destacou.

Logo após, a enfermeira Eliana Argolo, do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (ISBP), de São Paulo, refletiu sobre o tipo de cuidado que os profissionais da saúde prestam no seu dia a dia e qual o tipo de cuidado que os pacientes esperam receber. “Quando falamos em cuidado centrado do paciente, nada mais é do a gente mudar a perspectiva do que a gente faz hoje. Somos muito bons tecnicamente, mas espera-se que sejamos melhores do que sermos bons tecnicamente”, concluiu.

A mediação dos trabalhos da noite foi conduzida pelo professor e enfermeiro Paulo Mix, coordenador do Curso Superior de Enfermagem. “O evento foi um sucesso. Reuniu mais de 150 participantes, dentre estudantes e profissionais da saúde de toda a região noroeste, além de Ijuí, Santo Ângelo e São Miguel das Missões. A FEMA, enquanto instituição de ensino, busca sempre integrar seus eventos com temas atuais e que estão em movimento nos diversos cenários de prática. Por isso, trouxemos um assunto atual para discussão e reflexão do estudante e também para os profissionais que já estão nos espaços de atenção à saúde. Com certeza isso resultará em melhoria de práticas assistenciais”, completou.

Para a acadêmica Djeniffer Rzigoski, do 2° semestre, atividades assim proporcionam crescimento em todos os sentidos. “Como futuros profissionais de Enfermagem, precisamos estar em constante aperfeiçoamento. Este evento que a FEMA nos oferece é mais uma ferramenta que serve como subsídio para que possamos realizar um trabalho mais humanizado que visa a qualidade e a segurança dos nossos pacientes”.

O seminário foi uma realização da Fundação Educacional Machado de Assis, por meio do Curso de Graduação em Enfermagem e do Curso Técnico de Enfermagem.

 

1 2 3 4 5 6 7 IMG_8826 IMG_8884 IMG_8897 IMG_8907

Contatos

SANTA ROSA - RS
Unidade I e II:
Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III:
Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV:
Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Instagram

  • Que a vida seja doce como esse pote de cricri!
  • Esse  o NOSSO jeito FEMA de ser! FEMA SantaRosa
  • Das pequenas s grandes conquistas! Palestra indita hoje em Santa
  • Educao Socioemocional  na FEMA! Quer um exemplar? Fale com
  • Seja o que for sou  o AMOR
  • Que tal investir nos seus sonhos? FEMA SantaRosa RS EducaoSocioemocional
  • Uma cor para alegrar o dia a dia  Nova
  • Vamos SEMEAR juntos? FEMA SantaRosa RS EducaoSocioemocional Ensino svejolaranja Escola
  • Palestra INDITA em Santa Rosa ltimos ingressos! Garanta o seu

Assine nossa Newsletter