Acadêmicos de Ciências Contábeis realizam Viagem de Estudo a Porto Alegre
 /  Faculdades / Notícias 2017 / Acadêmicos de Ciências Contábeis realizam Viagem de Estudo a Porto Alegre

Acadêmicos de Ciências Contábeis realizam Viagem de Estudo a Porto Alegre

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), juntamente com as professoras Cátia Rossa e Janice Walter, realizaram Viagem de Estudo para Porto Alegre, no dia 30 de maio. Na parte da manhã, a visita foi na JucisRS – Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul e, na parte da tarde, os estudantes conheceram o CRCRS – Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

Na abertura da 40ª Sessão Plenária, os universitários receberam as boas-vindas do presidente da JucisRS, Paulo Roberto Kopschina, que destacou a importância da presença dos alunos, saudando também os vogais. Ele fez uma breve explanação aos estudantes sobre o Encontro Nacional de Junta Comerciais – Enaj – que reuniu de 23 a 27/5 representantes de Juntas Comerciais de todo o País, no Hotel Casa da Montanha, em Gramado.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FEMA, professora Cátia Guadagnin Rossa, enfatizou que a “experiência” vivenciada pelos universitários é importante para que eles tenham na “prática” uma “visão geral” da estrutura organizacional do órgão de registro. “Temos que sair da sala de aula para mostrar a eles como se aplica no dia a dia de um órgão público o conteúdo que lecionamos na faculdade”, destacou a coordenadora, lembrando que pela terceira vez a Instituição promove esta iniciativa. Ela ressalta que uma das diretrizes da direção da FEMA é de uma vez por ano trazer os alunos para uma visita técnica na Junta por acreditar nesta integração.

A professora da disciplina de Constituição e Organização de Empresas do curso, Janice Walter, disse ainda que para os estudantes oriundos do interior do Estado, essa vinda à sede da JucisRS representa uma real vivência de todos os trâmites que competem a Autarquia. “A Junta é uma referência nos procedimentos utilizados para melhoria do registro empresarial no RS”, afirmou, destacando a importância de todos os atos jurídicos registrados diariamente na autarquia não só para os estudantes, mas também para todos os profissionais da área Contábil.

Ao final da Plenária, o presidente da JucisRS, Paulo Roberto Kopschina, convidou os vogais Tassiro Astrogildo Fracasso e Zélio Wilton Hocsman para entregarem o “Troféu Laçador” para as duas docentes das faculdades. Aluna do 5º semestre de Ciências Contábeis, Guerli Adriana Hensel, 19 anos, atua em um Escritório de Contabilidade. “Hoje estamos aprendendo na prática os trâmites da Junta. Essa vivência e troca de experiências são muito importantes para todos nós, futuros contadores”, finalizou.

Antes da Sessão Plenária, que teve início às 10h, o diretor de Registro, Cézar Roberto Perassoli Cardoso e o chefe do Setor de Microrregiões, Lucas Lumertz da Costa,  ministraram duas palestras para os universitários: Uma discorrendo sobre a história da autarquia e a outra com o tema “Junta Digital”. Os estudantes ouviram atentamente e depois puderam esclarecer suas dúvidas. Logo após, foram conduzidos aos mais diversos setores da Junta Comercial para que tivessem uma ampla visão de como são exercidas as atividades no Órgão de Registro.

A tarde foi realizada visita no CRCRS, onde os alunos foram recepcionados pela Nádia Chamun, Gerente Divisão de Projetos Especiais, após conduziu os acadêmicos a sala plenária onde tiveram a oportunidade de escutar os senhores  José Clarel Calleari – Coordenador da Seção de Apoio Técnico e Angelo Roberto Bozzetto – Gerente da Assessoria Jurídica, ambos falaram da importância do Conselho e sua atuação na fiscalização das práticas contábeis.

Contatos

SANTA ROSA - RS.
Unidade I e II: Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III: Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV: Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Assine nossa Newsletter