Aluna da FEMA leu mais de 100 livros em 2016
 /  Escola Técnica / Notícias 2017 / Aluna da FEMA leu mais de 100 livros em 2016

Aluna da FEMA leu mais de 100 livros em 2016

Amor pelos livros. Esse pode ser o lema da vida da menina Maria Eduarda Fristch Barbosa, aluna da 6ª série do Ensino Fundamental II da Escola Técnica Machado de Assis (FEMA), que descobriu o interesse pelos livros “bem novinha”. Esta garota, doce e calma, foi apresentada ao mundo de histórias, aventuras e personagens por meio da mãe e das tias, que sempre a incentivam em seus sonhos.

A leitura em seu dia a dia se tornou um hábito: ela lê quando termina suas atividades na aula, em casa, nos quinze minutos do Projeto de Leitura da escola, antes de dormir, escondida e até mesmo descendo as escadas do prédio onde mora. “Gosto muito dos livros escritos pelo escritor Marcos Rey. O livro que mais gostei de ler foi – Enigma na Televisão -, que me ensinou a investigar antes de julgar algo ou alguém”, destacou.

SONY DSC

Com apenas 10 anos, a estudante leu neste ano o que muitos brasileiros não leram durante toda a vida. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, edição de 2016, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. O índice de leitura, apesar de ligeira melhora, indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Na verdade, não falta tempo, só que ele é gasto com televisão, rádio e internet, principalmente, redes sociais.

O bom exemplo de Maria inspira. Leu mais de 100 livros, desde os contabilizados na Biblioteca Central Professor Fioravante Pedrazani da FEMA até os comprados pela família e as leituras aleatórias. “Quando eu leio me sinto parte da história, como se estivesse dentro do livro, que me envolve num cobertor de emoções”, completou.

Ler é uma atividade que traz uma série de benefícios para a vida e Maria Eduarda já desfruta de muitos deles. “Enxergo o mundo de uma maneira diferente. Me torno uma pessoa melhor na comunicação e nos desafios do aprender. Mesmo sendo uma criança percebo que minhas escritas, minhas respostas e meus textos são mais aperfeiçoados. Ler combina comigo” falou entusiasmada.

Toda esta dedicação às coisas que realiza tem um propósito: quer ser médica para ajudar e auxiliar as pessoas. Além dos livros, Maria Eduarda Fristch Barbosa se interessa por música, dança, jogos e instrumentos. Participa ativamente da Cia de Ballet e Dança, da Banda Marcial das oficinas de canto da escola e faz inglês. Ainda, vale destacar o prêmio de melhor aluna do Ensino Fundamental I, conquistado no ano passado, e as participações em escolas da cidade e região palestrando sobre a importância da leitura.

 

SONY DSC

Contatos

Unidade I – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade II – Rua Santa Rosa, 536.
Unidade III – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
Unidade IV – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.

Suporte Online

Instagram

  • Tens algo a descartar? Haver coleta de lixo dos diashellip
  • daFemapravida
  • PROUNI Os estudantes podero se inscrever para o ProUni entrehellip
  • Perdeu o Vestibular e deseja fazer uma faculdade? A FEMAhellip
  • FIES As inscries para o Fies sero recebidas de 6hellip
  • Inscries abertas
  • Inscries abertas
  • VESTIBULAR CONTINUADO  Vagas remanescentes nos cursos de Superiores dehellip
  • Plula da Semana plulasdaalegria

Assine nossa Newsletter