Professora da FEMA participa de um evento de formação com alunos de Oberá
 /  Faculdades / Notícias 2016 / Professora da FEMA participa de um evento de formação com alunos de Oberá

Professora da FEMA participa de um evento de formação com alunos de Oberá

Professora Márcia com representantes do evento

Professora Márcia com representantes do evento

No dia 30 de setembro, as Faculdades Integradas Machado de Assis foram convidadas a participar de um evento de formação com alunos do Departamento de Ciencias Humanísticas del Profesorado de Portugués, pelo Instituto Privado de Estudios Superiores – IPET, de Oberá, Argentina, a fim de debater acerca d’O Ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira.

A pedido do Diretor Geral das Faculdades, professor e administrador Antonio Roberto Lausmann Ternes, a professora Márcia Adriana Dias Kraemer, doutora em Estudos da Linguagem, Docente das Faculdades Integradas Machado de Assis, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão-NPPGE e do Projeto de Pesquisa Letramento Acadêmico/Científico no Contexto das Ciências Sociais Aplicadas – PROPLAC/ FEMA, representou o corpo docente de Língua Portuguesa para discutir a questão.

“Nunca me aventurei em terras estrangeiras para falar de nossa língua materna, acreditando que essa Última flor do Lácio, inculta e bela, não tinha tanta estima em outras paragens. Quão grande foi minha surpresa ao deparar-me com calorosa e carinhosa recepção por professores e por alunos do Instituto. Mais inesperado foi ouvi-los dialogar em um português impecável, alguns inclusive sem sotaque, fazendo-me sentir ainda mais em casa”, ressaltou Márcia.

Nesse contexto, discutiram durante o evento acerca do papel do professor para o ensino e para a aprendizagem, tanto de português como de qualquer disciplina; explanaram sobre a importância de conhecer e fundamentar os estudos nos pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a fazer; argumentaram a respeito da humanização educacional, da transição do paradigma tradicional para o interacionista, do reconhecimento de capacidades e do desenvolvimento de habilidades, da emergência de letrar para as práticas sociais.

“Vivenciei uma situação de produção docente por vezes inusitada: uma plateia estrangeira ávida de informações que se traduzissem em conhecimentos internalizados em cotejo com novos saberes”, finalizou com alegria.

O encontro aconteceu novamente na última sexta-feira, 14 de outubro, com igual interação carinhosa de pares e de professores em formação.

2-14.10-1024x367 4-14.10-1024x461 4-30.10

Contatos

SANTA ROSA - RS.
Unidade I e II: Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820.
Unidade III: Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902.
Tel.: (55) 3511-9100.
CEP: 98780-109
Unidade IV: Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219.
Tel.: (55) 3512-6496.
CEP: 98780-076

Suporte Online

Assine nossa Newsletter