Curso de Direito promoveu Sessão de Cinejus – Fundação Educacional Machado de Assis
Curso de Direito promoveu Sessão de Cinejus
 /  Faculdades / Notícias 2016 / Curso de Direito promoveu Sessão de Cinejus

Curso de Direito promoveu Sessão de Cinejus

O Projeto de Pesquisa Letramento Acadêmico/Científico no Contexto das Ciências Sociais Aplicadas promoveu uma sessão de Cinejus, no dia 14 de setembro, no Auditório da Unidade II da FEMA -, em que exibiu o filme alemão, O Físico, uma adaptação do livro homônimo, para instigar o debate relativo às questões emergentes que a trama suscita às turmas de 1º, 3º e 6º Semestres do curso de Direito.

O Físico, do escritor estadunidense Noah Gordon, é uma narrativa instigante acerca de um garoto pobre e órfão que, em pleno século XI, a partir de sua impotência diante das enfermidades que assolam a Inglaterra medieva e as quais modificam sobremaneira sua vida, resolve empreender uma jornada épica em busca do conhecimento científico para tornar-se médico.

É claro que se estranha, em princípio, o título, tradução literal da Editora Rocco para The Physician, original do livro em inglês. Entretanto, é possível defender a tradução por se compreender que, no contexto da época, o fazer medicinal envolvia muito mais do que entender de especificidades do corpo humano. O médico medievo era, antes de tudo, um conhecedor holístico da natureza da qual o homem faz parte. Physician é derivado de physikos, do latim, relativo à natureza, portanto, físico, nesse contexto, é aquele que conhece a natureza; medicus, por sua vez, deriva do termo latino mederi, que significa saber o melhor caminho. Nessa lógica, para tratar e curar, o médico precisa, antes de tudo, ser um conhecedor da natureza.

Polêmicas à parte, a história é daquelas que provocam o leitor a deixar qualquer outra atividade, se puder, para terminar a narrativa. A trama perpassa diversas tríades que convidam a refletir sobre os paradigmas que norteiam as construções sociais, culturais, religiosas, políticas e psicológicas do homem ao longo das eras, como a (in)tolerância entre cristianismo-judaísmo-islamismo; a disputa de poder entre igreja-governo-indivíduos; a alteridade entre empirismo-ciência-metafísica; a busca do equilíbrio entre ethos-pathos-logos.

Com efeito, servindo a esse propósito reflexivo, o resultado do debate – do qual participaram também as Professoras Ma. Denise Tatiane Girardon da Silva e Dr.ª Sinara Camera, bem como o acadêmico Guilherme Henrique Tavarez Diniz, do Curso de Direito -, mostrou-se muito positivo e espera-se que propicie ainda mais a leitura da obra, popularizando-a e explicitando traços do comportamento de diferentes civilizações que transitaram na Idade Média.

Texto produzido por Márcia Adriana Dias Kraemer – Prof.ª Dr.ª das Faculdades Integradas Machado de Assis e Coordenadora do Projeto de Pesquisa Letramento Acadêmico/Científico no Contexto das Ciências Sociais Aplicadas – PROPLAC/ FEMA.

foto-1-cópia foto-3 foto-6

Deixe seu comentário

Contatos

SANTA ROSA - RS Unidade I e II: Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820. Unidade III: Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902. Tel.: (55) 3511-9100. CEP: 98780-109 Unidade IV: Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219. Tel.: (55) 3512-6496. CEP: 98780-076 teste

Suporte Online

Assine nossa Newsletter