Júri Simulado mobilizou acadêmicos do Curso de Direito – Fundação Educacional Machado de Assis
Júri Simulado mobilizou acadêmicos do Curso de Direito
 /  Faculdades / Notícias 2016 / Júri Simulado mobilizou acadêmicos do Curso de Direito

Júri Simulado mobilizou acadêmicos do Curso de Direito

Ocupar o papel de um juiz, promotor de justiça, advogado de defesa, jurado e até mesmo de réu. Foi isso que aconteceu com os acadêmicos do Curso de Direito, das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), no dia 02 de maio, no auditório da Unidade II, em mais uma edição do Júri Simulado.

O rito procedimental do Tribunal do Júri, dentre outros, é trabalhado efetivamente no componente curricular desenvolvido pelo 9º semestre do Curso de Direito, tendo os acadêmicos aplicado os conhecimentos teóricos obtidos no decorrer do bimestre, na prática simulada, cujo objeto do processo trabalhado, em tese, dizia respeito à tentativa de um delito doloso contra a vida.

A organização do evento ficou a cargo do Professor de Direito Processual Penal III,  Fernando Martins Ferreira,  professor do 9º semestre, com o irrestrito apoio dos professores Claudio Rogério de Souza Lira e Sinara Camera, professores dos demais acadêmicos que compareceram ao evento.

Os alunos do 1º e 3º semestres tiveram seus nomes submetidos a sorteio para que integrassem o Conselho de Sentença, ou seja, para que formassem o corpo de jurados, juízes de fato que, após a oitiva das teses de acusação e defesa, votam pela condenação ou absolvição do acusado.

A acusação ficou a cargo das acadêmicas Ionissa Liane da Silva e Valquiria Andressa da Silva, com o auxílio do Professor Cláudio Rogério Sousa Lira, e a defesa, pelos acadêmicos Celito Eduardo Albuquerque e Dênis de Carvalho Spier, auxiliados pelo Professor Fernando Ferreira. O papel de Juiz Presidente do Tribunal do Júri foi desenvolvido pelo acadêmico André Ricardo Miranda, e os acadêmicos Carina Luana de Oliveira, Daiane dos Santos Schmidt e Douglas de Castro Boff atuaram na respectiva condição de escrivão e oficiais de justiça. Também fez parte do júri, o acadêmico Michel Nathan Stein, no papel de sujeito ativo da conduta que gerou o referido processo.

Segundo o Professor Fernando, os acadêmicos desenvolveram seus papéis com a mais absoluta dedicação, estudo e interesse na realização do evento. “As manifestações dos acadêmicos, em plenário, na presença de várias pessoas superaram todas as expectativas, orgulhando, também, nesse sentido, a instituição de sua formação”.

Merece, fundamentalmente, todo o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, e os francos agradecimentos pela oportunidade e incentivo à realização do Júri Simulado, as Coordenadoras, respectivamente, do Curso, Prof. Bianca Tams Diehl e do Núcleo de Pesquisa e Atividades Complementares, Prof. Bianca de Melo Hartfil, que prestigiaram o evento.
A atividade foi dirigida aos acadêmicos do 1º, 3º e 9º semestres do Curso de Direito da FEMA.

1-4-1024x768 4-2-1024x768 6-2-1024x768 8-1024x768 9-1024x768 10-1024x768

Contatos

SANTA ROSA - RS Unidade I e II: Escola Técnica, Faculdades, Escritório de Práticas Administrativas e Contábeis; e Escritório de Assistência Jurídica – Rua Santos Dumont, 820. Unidade III: Faculdades Integradas Machado de Assis – Rua Santa Rosa, 902. Tel.: (55) 3511-9100. CEP: 98780-109 Unidade IV: Escola de Educação Infantil – Rua Santo Ângelo, 219. Tel.: (55) 3512-6496. CEP: 98780-076 teste

Suporte Online

Assine nossa Newsletter