TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O profissional da Segurança do Trabalho atua em ações preventivas, planeja e coordena ações de fiscalização dos ambientes e condições de trabalho, com o auxílio de métodos, técnicas, avaliações e medidas de controle de riscos de acordo com as normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde, prevenindo acidentes e doenças do trabalho. Ele é o responsável em se fazer cumprir os aspectos legais relacionados à interação entre empregado e empregador, no que se refere às práticas de segurança e saúde no trabalho.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

DURAÇÃO: 20 MESES

TURNO: NOITE – das 19h20min às 22h50min

CARGA HORÁRIA: 1600 HORAS

ESTÁGIOS

400 HORAS PRÁTICAS

ÁREA DE ATUAÇÃO

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho objetiva:

  • Formar Técnicos em Segurança do Trabalho, com sólidos conhecimentos teóricos e práticos;
  • Qualificar jovens e adultos para promover a transição entre e a escola e o mundo do trabalho com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício consciente da cidadania;
  • Suprir a deficiência de profissionais habilitados na área de Técnico em Segurança do Trabalho na cidade e região;
  • Atender, com qualidade, à demanda existente no mercado, formando técnicos empreendedores, capazes e inovadores, participantes ativos da evolução produtiva do país;
  • Preparar os alunos para manter relações humanas adequadas às suas atribuições nos estabelecimentos e instituições públicas e privadas em geral;
  • Oferecer conhecimentos de legislação trabalhista em vigor;
  • Preparar os alunos para auxiliar, dentro das suas competências legais, a área de SESMT em suas atividades;
  • Instrumentalizar o aluno para que colabore com os profissionais da área de Recursos Humanos das organizações;
  • Qualificar recursos humanos para atuar na área de Técnico em Segurança do Trabalho com competência e qualidade, capacitados ao gerenciamento de pessoal, à gestão de relações humanas, de materiais, à organização do trabalho, comprometidos com a saúde, o bem – estar e a garantia de atendimento especializado ao empregado, promovendo assim maior rendimento ao trabalho.

PERFIL PROFISSIONAL

O profissional de Segurança do Trabalho é o responsável por garantir a saúde e a segurança dos colaboradores de uma empresa, evitando lesões e acidentes decorrentes do trabalho e promovendo ações que ajudem a criar um ambiente mais saudável. Para isso, ele atua analisando riscos, orientando equipes, organizando treinamentos, realizando inspeções, entre outras ações.

O profissional de segurança do trabalho pode atuar tanto em empresas privadas e públicas, quanto em órgãos públicos de administração direta e indireta e nos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Portanto, trata-se de uma área profissional bastante vasta. Em geral, o profissional de Segurança do Trabalho pode atuar em indústrias, agroindústrias, indústria da construção, metalúrgicas, mineradoras, instituições de ensino, consultórios, supermercados, farmácias, escritórios, hospitais, condomínios, entre outros, há vários tipos de atividades profissionais e todas elas oferecem uma demanda para o profissional de segurança do trabalho.

Entretanto, ainda muitas empresas ou instituições não dão a devida atenção à segurança e saúde do trabalho, apesar de muitos empregadores saberem da sua importância e obrigação legal. Porém, tem ocorridos significativos avanços e essa realidade deve melhorar gradativamente, dessa forma a atuação do profissional de segurança de trabalho deverá ser ainda mais frequente nas empresas ou instituições, resultando uma maior qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho, bem como uma maior produtividade, independentemente do tipo ou ramo de atividade.

O Técnico em Segurança do Trabalho habilita o profissional a observar, levantar e mapear os riscos ambientais e organizacionais. Sugere mudanças e formas possíveis de tornar os ambientes de trabalho mais seguros, o que protege a vida do trabalhador e a organização empresarial. O Técnico em Segurança elabora projetos para áreas de Segurança e Medicina no Trabalho, compatíveis com a realidade de cada empresa. O Curso Técnico em Segurança do Trabalho é dividido em seis módulos, totalizando 1600 h/a e 2 anos de duração.

COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA
Direito e Legislação 40h
Segurança I 80h
Aplicativos Informatizados 40h
Linguagem e Tecnologia 40h
Segurança II 60h
Matemática e Estatística 40h
Higiene Ocupacional 64h
Psicologia do Trabalho 40h
Responsabilidade Civil e Criminal 44h
Segurança III 72h
Técnicas De Treinamento  44h
Principio da Tecnologia Industrial 40h
Desenho Técnico  44h
Segurança IV  76h
Ergonomia  44h
Prevenção as Doenças Profissionais e do Trabalho  48h
Prevenção e Combate a Sinistro  76h
Segurança V  40h
Suporte Básico a Vida  68h
Gestão Empresarial  40h
Ética e Cidadania Organizacional 40h
Meio Ambiente e Segurança do Trabalho 40h
Análise de Risco 40h
Programas Aplicados em Saúde e Segurança do Trabalho 40h
ESTAGIO SUPERVISONADO 400H
CARGA HORARIA  TEÓRICA 1200h
CARGA  HORARIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 400h
CARGA HORARIA TOTAL DO CURSO 1600h

Coordenador: Daniel Rosler
E-mail: danielrosler@fema.com.br

Corpo Docente:

André Stürmer
Délcio Haubert
Ieda Terezinha Rossignollo Roggia
Luis Alberto Giovelli
Talvane Engroff
Wilson Nei Gonçalves
Vionei Diniz