CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O Curso de Ciências Contábeis foi reconhecido pelo Decreto Federal n° 78.604, de 21 de Outubro de 1976, publicado na DOU de 22 de Outubro de 1976, página 14.042, seção I, parte I. Renovado o Reconhecimento pela Portaria 124 de 09 de julho de 2012 publicada no Diário Oficial da União nº 132, seção 1 de 10 de julho de 2012, com 112 vagas anuais, sendo 56 vagas para o processo seletivo do 1° semestre e 56 vagas para o processo seletivo do 2° semestre, em funcionamento no turno da noite. O Projeto Pedagógico de Curso foi aprovado pela Resolução CAS nº 22/2012 28 de dezembro de 2012.

Histórico
A contabilidade é tão remota quanto o homem que pensa. Estudos mostram que há mais de 20.000 anos surgiram observações do homem em relação a suas provisões que eram sua riqueza patrimonial. A qualidade e a quantidade das reservas de utilidades, quer de caça, quer de colheitas, foram elementos que o homem notou como algo distinto, como conquista de seu trabalho. Essa observação empírica produziu, também, a ideia originária de coisa que se pode dispor para obter utilidade, como meio apto para suprir necessidades, ou seja, o “patrimônio”.
Com o uso da arte, o homem primitivo passou a evidenciar a riqueza patrimonial que detinha em inscrições nas paredes das grutas: o desenho do animal ou da coisa representava a natureza da utilidade que o homem primitivo havia conquistado e guardara; os riscos que se seguiam ao desenho, denunciavam a quantidade existente.
Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade datam de aproximadamente 6.000 a 4.000 a.C., entre a civilização sumério-babilônica, por meio de registros feitos em pedaços de argila, com técnica apurada. Nessa época, o comércio já era intenso, o controle religioso sobre o Estado, grande e poderoso, daí derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, também, o desenvolvimento da escrita contábil.
A necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi o principal motivo para o seu desenvolvimento. O surgimento do capitalismo deu impulso definitivo à preponderante importante disciplina, potencializando seu uso e aumentando a sua eficácia.

Objetivos
O Curso de Ciências Contábeis da FEMA tem por objetivo formar bacharéis em Ciências Contábeis, com postura gerencial para atuação no vasto campo de aplicação da contabilidade nas empresas privadas e nas entidades públicas.

Perfil do Egresso
O Bacharel em Ciências Contábeis deverá estar capacitado para pesquisar, analisar e discernir, com muito bom senso, todo o sistema de informações econômico-financeiras e patrimoniais das entidades.
A preocupação maior é a formação de um profissional de contabilidade altamente qualificado, com condições de satisfazer as exigências do mercado de trabalho, sendo participativo, responsável, compromissado, empreendedor, criativo e crítico, de fácil adaptação às constantes mudanças e transformações na área econômica e na social.
O profissional deverá, em todos os momentos, estar à altura do desempenho de sua atividade, com postura de conhecimento técnico e social; exercer com competência e responsabilidade a função social que corresponda ao que dele a comunidade espera. São solicitações cabíveis ao profissional de Ciências Contábeis:
I – Atributos de natureza humana: senso de responsabilidade; capacidade de desenvolver um pensamento crítico; capacidade de discernimento para julgar e optar em situações de alternativas; agilidade de raciocínio e criatividade; qualidade de qualquer ação de responsabilidade própria; autoavaliação de capacidade e de naturais limitações.
II – Atributos de natureza social: espírito de equipe; capacidade de envolvimento e de participação em iniciativa de interesse comum; disponibilidade para cooperar no equacionamento de problemas e na busca de soluções que satisfaçam objetivos profissionais comuns; capacidade de desenvolver críticas construtivas e de evitar críticas meramente negativas; desenvolver a consciência de sua real capacidade, para contribuir para o bem do grupo, da organização ou da sociedade; capacidade de gerenciar pessoas.
III – Atributos de natureza profissional: ampla visão de conjunto da área de conhecimento abrangida pela profissão; domínio mais aprimorado de algum campo específico dentro dessa área (ex.: Contabilidade Pública, Custos, Controladoria, etc.); domínio de práticas contábeis de uso internacional; conhecimento de aspectos contábeis pertinentes a blocos sócio-econômicos ou geo-políticos específicos; preocupação em se manter atualizado em áreas sujeitas a alterações; capacidade de avaliação judiciosa do fator custo/benefício; atenção à correção de seus atos e com a precisão de suas avaliações; capacidade de administrar adequadamente o cumprimento de cronogramas, de prioridades e de prazos estabelecidos; e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das entidades.
O Profissional Contábil deverá estar treinado e habilitado na extensão do seu necessário envolvimento, como requisito mínimo nos assuntos econômicos, tributários, organizacionais e comportamentais. Deve direcionar as conclusões da lógica contábil sempre respaldado por princípios e por normas técnicas, propiciando espaço à propalada interpretação da condição, da qualidade e do valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio pode ser tomada sem os dados contábeis e somente o Profissional Contábil dispõe de preparo técnico para com tais dados disponibilizar a verdade patrimonial e a direção dos negócios.

Corpo Docente

Horário

Horário 2019/1
Horário 2019/2

Cronograma de Atividades

Cronograma Atividades 2019/2

Atividade Integradora

Atividades Complementares

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente que integra a estrutura curricular do Curso de Ciências Contábeis e constitui-se em um momento de potencialização e de sistematização de habilidades e de competências adquiridas ao longo da graduação, na forma de pesquisa acadêmico-científica. Trata-se de uma experiência fundamental na formação do Bacharel de Ciências Contábeis, uma vez que lhe proporciona a oportunidade de resolver, de forma rigorosa e criativa, problemas teóricos e empíricos da contabilidade, cujo desenvolvimento se efetuará no decorrer do sétimo e do oitavo semestres, equivalendo a 300 horas-aula, em que as atividades serão supervisionadas por um professor orientador. O TCC compreende, em sua primeira etapa, a elaboração de um projeto de trabalho. Como critérios básicos para essa fase, o projeto terá que atender a quatro requisitos: a escolha do tema, sua definição, sua delimitação e sua problematização. Junto a este processo, somar-se-ão os métodos e as técnicas a serem utilizados, bem como o estabelecimento de etapas de trabalho expressos na forma de um cronograma. A segunda etapa – execução – corresponde à realização do projeto propriamente dito. É imprescindível que o aluno, no decorrer desta, aplique os saberes científicos de sua área de conhecimento, bem como efetue as atividades dentro de parâmetros mínimos de cientificidade. Para o cumprimento, o aluno deve valer-se de métodos e de técnicas universalmente aceitos pela comunidade científica que incluem pertinência, consistência, mensuração de dados primários e/ou secundários, de acordo com padrões de representatividade e de generalização compatíveis com seu tema, seu problema/hipótese de trabalho e sua área de conhecimento ou de exercício profissional. A terceira etapa – defesa, diante de uma banca examinadora, composta pelo professor orientador e mais dois professores convidados -, significa a possibilidade de testar sua competência discursiva, de exercitar sua capacidade argumentativa e de defender seu ponto de vista. Concomitantemente, permitir-lhe-á esclarecer elementos do trabalho que possam ter ficado obscuros ou frágeis, do ponto de vista da consistência ou da pertinência científica, oportunizando uma revisão, sob orientação de professor responsável.

Estágio Supervisionado

As avaliações da aprendizagem e do desempenho escolar são feitas por disciplina ou por módulos, dependendo do projeto pedagógico de cada curso, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento das atividades e dos conteúdos ministrados em cada um deles. A frequência às aulas e a participação nas demais atividades escolares são direitos dos alunos aos serviços educacionais prestados pela Instituição e são permitidas apenas aos alunos regularmente matriculados, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais assinado entre as partes. Independente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina, o aluno que não tenha obtido frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas e nas demais atividades programadas, após as avaliações regulares ou os processos de recuperação. É dado tratamento excepcional para alunos amparados por legislação específica, sendo-lhes atribuídos, nesses casos, como compensação das ausências às aulas, exercícios domiciliares supervisionados, com acompanhamento docente, segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Administração Superior – CAS. O aproveitamento escolar é avaliado por meio de acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos, sejam nas provas escritas, nos trabalhos de avaliação de conhecimento, nos exercícios de classe ou domiciliares, nas outras atividades escolares ou nas provas parciais. Compete ao professor da disciplina ou ao Coordenador do Curso, quando for o caso, elaborar os exercícios escolares, sob forma de provas de avaliação e demais trabalhos, bem como julgar e registrar os resultados. Os exercícios escolares e as outras formas de verificação do aprendizado, previstos no plano de ensino da disciplina, sendo aprovadas pelo órgão competente, sob forma de avaliação, visam à aferição do aproveitamento escolar do aluno. A verificação e o registro da frequência em diário de classe são da responsabilidade do professor e, seu controle, para todos os efeitos legais, caberá à Secretaria Acadêmica das Faculdades, nos termos do presente Regimento Unificado. Compete ao professor da disciplina elaborar e julgar, de forma pedagogicamente adequada, as atividades avaliativas definidas no projeto pedagógico do respectivo curso, assim como, de acordo com o determinado no presente Regimento Unificado. Haverá, durante cada semestre letivo, 02 (duas) avaliações oficiais, para verificação do aprendizado nas disciplinas, sendo aplicadas ao longo do período letivo, nos termos das normas aprovadas pelo Conselho de Administração Superior – CAS, e previstas no Calendário Acadêmico das Faculdades. A cada verificação de aproveitamento, é atribuída uma nota expressa em grau numérico de ZERO a DEZ, com variação decimal. Atendida à exigência do mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e a demais atividades programadas, o aluno é considerado aprovado na disciplina, no período letivo, quando obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete inteiros). Entretanto, será atribuída nota 0 (zero) ao aluno que deixar de submeter-se à verificação na data fixada, bem como ao que, na avaliação, utilizar-se de meio fraudulento. As disciplinas práticas, de projetos ou de caráter experimental e laboratorial ou de outra periodicidade, em função da não aplicabilidade de provas escritas ou tradicionais, terão sua forma de avaliação definida em norma específica aprovada pelo Conselho de Administração Superior – CAS. Será permitida a realização de avaliações substitutivas, nos termos das normas aprovadas pelo Conselho de Administração Superior – CAS, e a obtenção da média final, por meio da média aritmética simples das médias das avaliações parciais oficiais realizadas nas várias etapas do período letivo, nas respectivas disciplinas. As médias parciais oficiais poderão levar em conta trabalhos escritos, orais, seminários de avaliação e outros instrumentos de medida do aprendizado, propostos pelos professores ao longo dos períodos letivos parciais. Os pesos utilizados na ponderação para os cálculos das médias semestrais, bem como os critérios para as outras formas de avaliação realizadas ao longo do período letivo, serão fixados em norma específica aprovada pelo Conselho de Administração Superior – CAS.

Núcleo de Práticas Administrativas e Contábeis

O Núcleo de Práticas Administrativas e Contábeis tem o objetivo de oportunizar ao acadêmico um ambiente para que possa praticar as teorias estudadas na academia, por meio da interação com as empresas, entidades, produtores e a comunidade, com intuito de atender as demandas referente a gestão, projetos de viabilidade, marketing, custos, layout, departamento de pessoal e a contabilidade. Dentre as atividades disponibilizadas, destaca-se o Escritório de Práticas Contábeis Administrativas (EPCA), em funcionamento desde outubro de 2014. A equipe de trabalho é formada por dois professores (Augusto Rieger Lucchese e João Antônio Cervi), Mestres e especialistas nas áreas de atendimentos, auxiliados por acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração.

Serviços oferecidos:

  • Consultoria sobre ferramentas de controle e de gestão, sobre estudo de layout, gestão de pessoas e de custos;
  • Consultoria para realizar plano de marketing e para elaborar projetos de viabilidade;
  • Serviço de folha de pagamento, emissão de guias dos encargos sociais;
  • Atendimento gratuito à população esclarecendo dúvidas e prestando orientações sobre assuntos da área contábil e fiscal;
  • Declarações de imposto de renda – DIRPF;
  • Informações sobre dados cadastrais de pessoas físicas – CPF;
  • Informações sobre dados cadastrais do CNPJ;
  • Emissão de Certidões PF e PJ;
  • Levantamento da Situação Fiscal da Pessoa Física;
  • Agendamento On-line para PF e PJ junto a RFB;
  • Informações sobre isenções Tributárias – Pessoa Física e Jurídica;
  • Elaboração de encaminhamento de informações junto aos entes públicos;
  • Informações gerais ITR;
  • Atendimento à demanda de cálculos periciais judiciais e extrajudiciais do NPJ;
  • Formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e assistência fiscal e contábil em seu primeiro ano de existência;
  • Consulta e orientação frente às demonstrações contábeis e declarações fiscais obrigatórias às pessoas jurídicas do terceiro setor;
  • Atendimento Contábil e Fiscal a entidades sem fins lucrativos.

Público-alvo:

  • Pessoa física;
  • Produtor rural;
  • Empreendedor individual;
  • Entidades filantrópicas;
  • Parcerias com instituições financeiras.

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira 13h 30 min às 17h. Local: Rua Santos Dumont, nº 860, Centro, Santa Rosa, RS, ao lado da Unidade I. Prof. Anderson Pinceta – Coordenador do Núcleo de Práticas Contábeis.