Curso Técnico em Administração

O Curso Técnico em Administração acompanha a constante necessidade de modernização em todas as áreas, devido à grande demanda por profissionais especializados, além de incentivar a criação, pelos alunos, de pequenas e médias empresas. A capacitação traz empregabilidade, eis que existe escassez de profissionais com habilitações específicas para suprir as vagas existentes. Assim, o Curso supre necessidades e carências de profissionais habilitados nos mais diversos segmentos.

Ao se formar, o Técnico em Administração terá competências necessárias para atuar nas áreas de gestão, da produção, da qualidade total, planejamento estratégico, gestão ambiental, e outras áreas, além de qualidades pessoais relacionadas à capacidade de lidar com o trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas. Esse perfil lhe dará condições de empregabilidade e de construir empresa própria para atuar no setor.

Características Gerais

O Curso Técnico em Administração tem a duração de 16 meses. A Carga horária é de 1050 horas/aula e são oferecidas 40 vagas no turno da noite. Para ingresso o aluno deverá ter cursado, ou estar cursando o ensino médio. Poderá, ainda, optar por cursar, de forma concomitante, o Curso Técnico e Logística, totalizando 24 meses para obter as duas formações. A Coordenação é do professor André Stürmer.

 

Objetivos

O Objetivo do Curso Técnico em Administração é formar profissionais capazes de  articular  teoria  e  prática, para   atuar   no   setor   de administração  de  organizações  ou  como  gestor  do  próprio  negócio,  com capacidade  de  executar  processos  e  rotinas  administrativas,  avaliar  e  auxiliar  na tomada  de  decisões,  executar  as  funções de  apoio administrativo,  operar  sistemas  de  informações  gerenciais  de  pessoal  e  material, sempre focados na qualidade. Além disso, desenvolve o espírito crítico, empreendedor, de risco e iniciativa do aluno, para que ele possa identificar e gerenciar novas oportunidades de trabalho e de geração de renda. Assim, os alunos serão profissionais qualificados dentro dos mais modernos conceitos, suprindo a carência de profissionais habilitados na área de Técnico em Administração.

 

Perfil do Profissional

O Perfil Profissional de Conclusão do Técnico em Administração contempla uma série de competências, dentre elas, o desenvolvimento de trabalho em equipe com fomento às relações interpessoais, com métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas, comunicação clara e eficaz, além de atuação na gestão estratégica e seleção de Pessoas, com avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento. Além disso, irá conhecer e aplicar ações empreendedoras com a utilização de conceitos de gestão pela qualidade, além de identificar, formular e aplicar estratégias de planejamento de marketing, propaganda, promoção e publicidade, planejar e realizar pesquisa de mercado.

Também estará habilitado para aplicar técnicas de atendimento ao público e de venda, atração de clientes, analisar a concorrência e o desempenho empresarial, planejar e realizar transações comerciais, nacionais e internacionais, avaliar custos, definir parâmetros para negociação de compra e venda. Além disso, poderá atuar na área de compras, analisar fornecedores, formular e aplicar as estratégias de armazenamento e distribuição física de produtos, controlar estoques, realizar o manuseio, distribuição e armazenamento.

O Técnico em Administração também será capaz de aplicar princípios e conceitos de patrimônio, faturamento, lucro bruto e lucro líquido, custos e despesas, margem de contribuição e outros relacionados com produtividade e lucratividade, além de precificar bens e serviços. Além disso, terá conhecimento em relação à legislação aplicada à Administração e comercialização, normas referentes aos direitos do consumidor, aos contratos comerciais, normas trabalhistas, de higiene e segurança, comércio exterior, entre outros aspectos.

Áreas de atuação

  • Gestão e Gerência de empresas
  • Gestão e Gerência de Setores Específicos
  • Abertura de Empresa Própria
  • Planejamento Estratégico
  • Controle de Qualidade
  • Recursos Humanos
  • Setor Contábil
  • Gestão de Custos
  • Armazenagem e controle de materiais
  • Logística e transporte
  • Marketing e Comunicação
  • Importação e Exportação
  • Gestão da Tecnologia da Informação
  • Setor de Compras
  • Setor de Vendas
  • Áreas Administrativas
  • Outras ligadas à Administração

O Curso Técnico em Administração é planejado de forma sequencial, com um total de 1050 horas/aula, das quais poderão ser realizadas em até 20% (vinte por cento) através de estudos dirigidos e da elaboração de artigo, sendo este último apresentado na conclusão do Curso. As aulas poderão ser complementadas, ainda, através de atividades práticas em laboratórios da Escola, visitas técnicas e Estágio Supervisionado desenvolvido em empresa conveniada.

Os componentes curriculares são os seguintes:

COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA
Administração e Estratégia empresarial 48h/a
Técnicas de Vendas 48h/a
Matemática Financeira Comercial e Estatística 48h/a
Comunicação Interpessoal e Oratória 48h/a
Relações Humanas e Ética Profissional 48h/a
Organização Administrativa e Gestão da Produção 48h/a
Gestão em Marketing e Mídias Digitais 48h/a
Língua Portuguesa, Expressão e Redação Comercial 48h/a
Fundamentos e Gestão da Qualidade 48h/a
Planejamento Estratégico 48h/a
Direito e Legislação Aplicada 48h/a
Operações de Armazenagem e Movimentação de Materiais 48h/a
Gestão da Tecnologia da Informação 48h/a
Metodologia da Pesquisa 48h/a
Contabilidade e Custos 48h/a
Logística e Comércio Internacional 48h/a
Gestão de Pessoas 48h/a
Gestão e Empreendedorismo 48h/a
Gestão do Conhecimento e Inovação 48h/a
Criatividade, Inovação e Jogos e Empresariais 48h/a
Comunicação Visual 48h/a
Artigo 42h/a
TOTAL GERAL 1050

André Stürmer – Advogado, Jornalista, Pós-Graduado em Direito Processual Civil, Pós-Graduado em Práticas Pedagógicas, pós-Graduado em Docência Técnica, Mestrando em Antropologia Social.

  • Andrillowa Friedrich – Administradora, Mestre em Administração, Negócios e Marketing.
  • Ângela Maria Reginaldo Brun – Adminitradora, Especialista em Educação Profissional, Mestre em Ensino Científico e Tecnológico.
  • Daniel Rösler – Tecnólogo em Processos Gerenciais  e Técnico em Segurança do Trabalho, Especialista em Práticas Pedagógicas, Especialista em Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho, Especialista em Engenharia do Trabalho.
  • Ivo Zwick – Matemático, Especialista em práticas Pedagógicas,  Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Matemática e Física.
  • Lauri Hecler – Administrador, Especialista em Contabilidade e Gestão Empresarial, Especialista em Práticas Pedagógicas, Mestre em Gestão Estratégica de organizações.
  • Liliana Gessi – Administradora, Especialista MBA em Gestão Empresarial, Especialista MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em Práticas Pedagógicas.
  • Nedisson Luis Gessi – Administrador, Programador,  Web Designer e Analista de Sistemas, Especialista Informática na Educação, Especialista em Educação Profissional,  Especialista em práticas Pedagógicas, Mestre em Gestión Publica, Mestre em Ensino Científico e Tecnológico, Doutor em Desenvolvimento Regional.
  • Rogério Ferreira – Técnico de Contabilidade, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Especialista em Educação Profissional, Especialista em Práticas Pedagógicas, Especialista em Direito Digital e Proteção de Dados.