B-LEARNING – APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
Metodologia de Aprendizagem das Faculdades Integradas Machado de Assis/FEMA para 2020.
O Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP, o Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais – NITED e o corpo docente das Faculdades Integradas Machados de Assis/FEMA têm trabalhado fortemente nos últimos dois anos para incorporar novas metodologias e tecnologia ao aprendizado. Além da preocupação com as competências técnicas (Hard Skills) há um especial esforço no sentido de desenvolver nos alunos as Soft Skills, ou seja, competências que competem a personalidade e ao comportamento do profissional, que envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais.
Com o aprendizado conquistado ao longo de dois anos, fruto de muitos cursos, reuniões, visitas, leituras e experiências, as Faculdades Integradas Machado de Assis apresentam a comunidade regional a metodologia de aprendizagem B-Learning que combina as mais tradicionais e eficientes modelo à tecnologia, por meio da utilização de metodologias ativas nas quais o aluno é o personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado, o que exige a incorporação da tecnologia e da criatividade.
Nesse sentido a FEMA incorporará em todos os Cursos Superiores, a partir de 2020, o Blackboard Open LMS, um ambiente de aprendizagem que tem por base o software open-sourcemais. Essa tecnologia terá função determinante na distribuição do conteúdo didático, combinando funcionalidades robustas, suporte dedicado e hospedagem em nuvem.
A proposta é oferecer uma experiência poderosa, interativa e amigável para os alunos, professores e administradores, com aprendizagem personalizada, relatórios avançados e avaliação construtiva. Tudo isso por meio de uma plataforma com design adequado aos cursos, possibilitando interface do usuário e as ferramentas de branding.
Será possível uma maior e mais qualificada interação do professor com os alunos desde as primeiras tarefas, até a construção de trilhas de aprendizagem personalizadas, com base nas atividades realizadas e notas de cada um. Para o professor será possível gerar relatórios de curso, que mostram atividade, notas e engajamento; relatórios comparativos que ajudam a identificar diferenças entre cursos específicos; relatórios de correlação que podem combinar resultados com atividades e engajamento e; relatórios de exceção que monitoram a baixa atividade, entregas, notas, entre outros fatores, alertando sobre possíveis problemas. Um grande avanço para qualificar os processos de avaliação e reconhecimento de lacunas de aprendizagem, privilegiando a construção de competências e não apenas resultados.
Junto com a Blackboard Open LMS, a FEMA disponibilizará a todos os alunos e professores a plataforma de conteúdos SAGAH. Por meio dessa ferramenta os alunos terão acesso a um material diversificado, com desafios, exercícios, vídeos, infográficos e conteúdos teóricos. O método SAGAH foi desenhado a partir de alguns conceitos que estão revolucionando o Ensino Superior no Brasil e no mundo, tais como Blended Learning (aprendizagem híbrida), Flipped Classroom (sala de aula invertida) e, sobretudo, na mudança do modelo de ensino Just in case para o modelo Just in time, comprovadamente mais eficaz do que os modelos tradicionais.
Em suma a metodologia B-Learning da FEMA, propiciará personalização do aprendizado, ganho de produtividade com as ferramentas de automatização norteadas pelas ações de cada usuário; acompanhamento da performance com relatórios de diferentes aspectos do processo e; aumento do protagonismo dos usuários através de ferramentas de interação e conectividade.