7ªedição do Mateando DIREITOS abordou a prevenção do Suicídio
O Curso de Direito, em parceria com o Curso de Enfermagem, realizou, no dia 29 de outubro, a 7ª edição do MATEANDO DIREITOS, confirmando o sucesso das anteriores. Neste semestre tratou sobre a temática Suicídio: diálogos transversais. A atividade teve por objetivo realizar momentos de interlocução entre todos os Projetos de Pesquisa, de Extensão e Grupos de Estudos dos Cursos, bem como entre os acadêmicos da Instituição e a comunidade em geral.
abertura do evento contou com a peça teatral “Julia”, dirigida pela Bianca Carvalho; roteiro de Marla Berres; animação de Isabela Martini; coreografia de Gabriela Rockenbach, Diuliani Vianna e Luísa Hartmann; instrumental de Paulo Miguel, Leonardo Sipert e Diuliani Vianna; e o vocal de Bianca Carvalho e Marla Berres.
Os convidados para essa ocasião foram as profissionais Dóris Clarita Büttenbernder, Enfermeira da SES RS na 14ª CRS; Letícia Lassen Petersen, advogada e Professora; e Juliane Colpo, psicóloga e professora da FEMA. Na oportunidade, explanaram e propuseram uma discussão a partir de uma abordagem jurídico-psicossocial, tendo em vista o crescente número de pessoas que cometem o suicídio. Para tanto, as convidadas salientaram a importância de as famílias dialogarem sobre o assunto e estarem atentas aos sinais que as pessoas suicidas dão antes de executar o suicídio.
As palestrantes apresentaram alguns dados acerca do tema, e conforme a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, e a cada dez casos de suicídio, nove são preveníveis. Outro aspecto comentado é que os homens cometem o suicídio quatro vezes mais do que as mulheres. Esses dados sinalizam que as famílias, as instituições, os espaços coletivos e a sociedade no geral devem estar mais atentas para identificar os sinais das pessoas que estão passando por essa situação, da mesma forma, devem estar abertas para acolhê-las e conduzi-las para o devido tratamento, com o intuito de resgatar a sua saúde e seu equilíbrio emocional.
Os cursos superiores da FEMA, por meio dos atendimentos pedagógico e psicológico, têm um olhar atento e cuidadoso a tais situações, realizando um trabalho especializado, quando necessário, sempre com vistas ao bem-estar e à saúde mental individual e coletiva, tanto de acadêmicos quanto de professores.