Santa Rosa, Nosso Planeta
PROJETO SANTA ROSA NOSSO PLANETA
Sede de Consciência: FEMA cuidando do planeta.
Nosso objetivo é buscar pessoas e/ou instituições que façam a coleta de água das chuvas, em Santa Rosa, RS; documentar, por entrevista e filmagem, o método usado; avaliar o custo-benefício das instalações e do seu uso; divulgar este sistema e avaliar os seus impactos na questão ambiental e financeira nas famílias.
O trabalho, realizado por alunos da 7ª Série do Ensino Fundamental da FEMA, Santa Rosa, RS, tem a orientação professor Edison Mota Prestes.
Texto de apoio para a realização do projeto
A vida, tal como a conhecemos, não existe sem água. Todos os organismos contêm água, que aparece como o constituinte químico mais abundante na célula, participando diretamente dos principais processos vitais.
Lembrando que na fotossíntese, o processo básico da vida, o gás carbônico e a água são usados para a síntese de glicose, o principal alimento energético da célula. Uma das questões mais preocupantes para o mundo, na atualidade, é a quantidade de água disponível tanto para a vida humana, quanto para a economia. Tal preocupação, aparentemente contraditória, é real quando comparamos as quantidades de água existente e disponível.
A contradição se evidencia no fato de que 70% da superfície da Terra é coberta por água, atingindo um volume de 1,5 milhões de km2. Todavia lembramos de que 98% dessa água é salgada e imprópria para o uso. Dos restantes 2% de água doce, boa parte aparece retida, na forma de gelo, em calotas polares ou então na forma de águas subterrâneas. Conclusão: apenas cerca de 0,44% da água do planeta Terra aparece em disponibilidade para os seres vivos.
O crescimento desordenado das cidades gera graves problemas: poluição e consumo. A poluição é determinada pelo lançamento e acúmulo, nas águas, de esgotos domésticos e despejos industriais. Uma vez poluída, a água não pode ser consumida, afetando a saúde humana, bem como as outras formas de vida.
Estudos feitos pela UNESCO mostram que, desde o começo do século, o consumo d’água aumenta numa proporção de duas vezes o crescimento populacional. A previsão é de que, nos próximos 50 anos, o consumo de água deverá superar a quantidade disponível para o uso.
A falta de água é tão evidente que ela passou a ser considerada o ouro do século XXI.
O que podemos fazer?
Existem inúmeras medidas que, se forem tomadas, reduzirão em muito o consumo de água; entre as principais podemos citar:
- economizar água evitando o desperdício;
- saneamento básico (tratamento dos esgotos domésticos);
- tratamento dos poluentes líquidos industriais, para que possam ser reutilizados;
- projetos de irrigação evitando o consumo exagerado;
- proteção dos mananciais das regiões de nascentes dos rios:
- aproveitamento da água das chuvas, através de sistemas de captação e de armazenamento doméstico.
Veja a entrevista dos alunos e do prof. Edinho na Rádio FEMA Educativa