Dica: O Impacto dos Impostos nas Atividades Empresariais

Prof. Lauri

Os impostos afetam as empresas das mais diversas formas variando de acordo com o setor que atua e seu porte. É importante e necessário que o gestor ou o empreendedor conheça sobre o seu impacto no desenvolvimento de suas atividades antes mesmo de abrir um negócio.

É preciso considerar o peso dos impostos incidentes sobre as receitas de vendas de produtos e serviços, onde citamos, por exemplo, IPI, ICMS, PIS, COFINS, contribuições previdenciárias, entre outros.

O empreendedor deve considerar no seu plano de negócios os tributos que, em certos casos serão recolhidos antecipadamente por seus fornecedores, a exemplo do ICMS pago por substituição tributária para compor e elaborar o fluxo de caixa do empreendimento. Por fim, para se ter uma melhor noção sobre o impacto dos impostos nas atividades e resultados da empresa e até mesmo de seu patrimônio pessoal, o gestor também deve considerar os impostos podem variar em função do local em que a empresa for instalada em razão de incentivos regionais ou da chamada guerra fiscal com eventuais benefícios fiscais que forem obtidos. Venha conhecer mais sobre impostos, taxas, tributos no Curso de Ciências Contábeis da FEMA.