Jeremyas Machado Silva, professor das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), recentemente publicou um livro que é o fruto de sua premiada tese de doutorado, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF). A tese, orientada pelo renomado professor Luiz Carlos Tau Golin, recebeu o prêmio de melhor tese, o que se traduziu em um valioso reconhecimento do trabalho acadêmico de Jeremyas.

O livro, intitulado "A Fronteira Platina: História e narrativa da Guerra da Tríplice Aliança na obra de Efraím Cardozo Hace 100 años: crónicas de la Guerra de 1864-1870," representa uma contribuição significativa para a pesquisa histórica e a compreensão das narrativas em torno da Guerra da Tríplice Aliança.

O trabalho do professor Jeremyas concentra-se na análise das crônicas do diplomata, historiador e político paraguaio Efraím Cardozo, escritas entre os anos 1965 e 1970. Essas crônicas exploram profundamente a Guerra da Tríplice Aliança e suas representações no Paraguai durante a segunda metade do século XX. O estudo também enfoca a instrumentalização da figura de Francisco Solano López, o "presidente vitalício" do Paraguai durante o período do conflito.

É importante destacar que Efraím Cardozo é pouco estudado no Brasil, e suas obras relacionadas ao tema da guerra não tinham, até o momento, uma edição em língua portuguesa. O livro do Professor preenche essa lacuna, tornando as valiosas contribuições de Cardozo acessíveis a um público mais amplo e abrindo novas perspectivas para a historiografia revisionista sobre a Guerra da Tríplice Aliança, particularmente no Paraguai.

A FEMA parabeniza o Drº. Jeremyas Machado Silva por essa realização notável e por sua dedicação contínua na busca por conhecimento.