IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

Atualmente, ocorrem muitas fraudes e erros nas organizações que podem causar futuros problemas. Mas, com o avanço da tecnologia, é possível evitar falhas usando ferramentas de controles internos. Dessa forma, a auditoria tem um papel fundamental e, conforme conceitua Franco e Marra (2001, p. 28): “A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes.”

A auditoria interna investiga o nível de segurança dos controles internos e identifica as irregularidades nos processos, é realizada por um profissional da própria empresa e não necessariamente da contabilidade. Já a auditoria externa, tem o objetivo de averiguar as demonstrações contábeis e documentações, a fim de emitir um parecer. Esta é realizada por profissionais formados em Ciências Contábeis e que não possuem vínculo com a organização, ou seja, são auditores independentes.

De acordo com a Resolução CFC 986/03 – NBC T 12, a auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

A auditoria interna é muito importante para as empresas, porque com a expansão das atividades e frequentes avanços tecnológicos, surgiu a necessidade de uma maior atenção nas normas e procedimentos internos nas empresas, com a finalidade de identificar falhas, a partir da revisão de controles internos, apontando recomendações para que o problema seja tratado.

Toda empresa privada possui o objetivo de gerar lucro e, para que isso seja realizado, requer altos controles internos. Portanto, diante das informações, é possível afirmar que a auditoria interna contribui positivamente para o crescimento e credibilidade das empresas, pois analisa os dados e transforma em informações que auxiliam na tomada de decisão, melhorando a produtividade e evitando prejuízos desnecessários, que refletem na qualidade do produto, na confiabilidade da marca e na credibilidade com os clientes.

 

Bruna Alexia Hermes

Acadêmica do curso de Ciências Contábeis – 4° semestre.

Rogério Silva dos Santos

Professor do curso de Ciências Contábeis/FEMA.