A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A função do marketing engloba a tomada de decisões, a administração dos recursos, a sistematização dos processos e a avaliação de resultados e, para alguns autores, seus objetivos são: vender mais; fidelizar clientes; aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços; gerenciar uma marca; construir boas relações com consumidores e parceiros; educar o mercado; engajar colaboradores.

Já o planejamento estratégico de marketing é essencial para as empresas, pois além de exercer uma forma de controle, possibilita uma otimização na aplicação dos recursos disponíveis. Assim, permite, aos administradores da empresa, a preparação necessária para lidar com diversas situações.

O plano de marketing é para o público interno e externo da empresa. Para as pessoas de dentro da empresa, o plano de marketing é utilizado para direcionar o trabalho, para coordená-lo com o trabalho dos colegas, para a prestação de contas aos administradores e para convencer a direção a prover os recursos necessários para a execução dos planos. Já para o público externo da organização, o planejamento estratégico de marketing pode ser utilizado para convencer investidores a fornecerem fundos para si, inclusive para incentivar os parceiros e a participação de projetos específicos, ou ainda, para convidar outras empresas a estabelecerem relações de sinergia.

Existem várias formas de analisar quais estratégias de marketing serão utilizadas para gerar maior retorno, portanto, é necessário realizar um planejamento das ações que serão desenvolvidas.

Conclui-se que o planejamento estratégico de marketing não é somente um relatório para a administração, pois é a partir dele que a empresa irá realizar suas ações de forma mais assertiva, obtendo resultados satisfatórios.

 

Denise Felber Chaves

Professora dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão da Tecnologia da Informação – FEMA